Saiu na mídia – Bancos e tecnologia.


IBM inaugura ‘banco do futuro’ em São Paulo.
Portal Terra

A IBM América Latina inaugurou o primeiro Centro de Soluções para a Indústria Financeira da América Latina, que antecipa a visão do “banco do futuro” e está instalado na sede da IBM Brasil em São Paulo. Funcionando como uma agência bancária inovadora, o projeto receberá investimento em torno de R$ 20 milhões nos próximos cinco anos.

O ‘banco do futuro’ reconhece o cliente por um sistema de biometria que envia ao gerente o perfil daquele cliente, o que permite estreitar relacionamento. Dois terminais de auto-atendimento com telas sensíveis ao toque oferecem diversas opções aos clientes e os caixas eletrônicos também reconhecerão o cliente por biometria facial, o que aumenta a segurança.


Outra solução inovadora é o sistema de vigilância digital, no qual as câmeras vigiam o comportamento do cliente nos terminais de auto-atendimento e conseguem detectar quando a pessoa tem problemas para operar o equipamento, por exemplo, ou até mesmo um comportamento suspeito.


O Centro conta ainda com um espaço para entreter as crianças que acompanham seus pais. O Kidsmart, computador especialmente projetado para ajudar os pequenos no aprendizado de capacidades básicas de TI e de solução de problemas, desenvolvido pelo grupo de Relações Comunitárias da IBM, é a ‘estrela’ do lugar.


Outras soluções do Centro são uma integração de processos multicanal, que permite ao gerente acompanhar as transações e intenções de compra do cliente; e o monitoramento do fluxo de pessoas na agência. Quando o tempo limite pré-estabelecido é ultrapassado, o sistema avisa e os funcionários do banco podem acionar uma ‘caixa móvel’ com um notebook ou PDA que faz as transações básicas e ajuda a agilizar o atendimento.


O objetivo do Centro, criado para ajudar os bancos e as instituições financeiras a conquistar os clientes e vender mais serviços, é que a agência bancária, mais do que um lugar para se resolver problemas, passe a ser vista como um espaço de convivência. Para a IBM, as agências se tornarão mais atraentes e terão maior interação com o cliente.


Este é o sétimo centro de inovação na indústria financeira aberto pela IBM no mundo. Os outros estão localizados nos Estados Unidos, França, Espanha, China e Cingapura. A escolha do Brasil se deu devido, de acordo com a IBM, ao grande potencial de negócios da indústria financeira do País, que é também uma referência para os vizinhos da região.


Enviado por Raphael Vieira, Fortaleza,Ce., que anexa o seguinte comentário:

“Se as pessoas estão cada vez mais usando o BankLine, prá que fazer esses investimentos nas agências?
Mesmo os mais ‘broncos’ estão aderindo aos banklines…

Acho que a resposta está nesse tal “financiamento”… se for do governo então… hummm, tá explicado”!!!

Postado na categoria: Tecnologia -

Leia também:

Com drones e laços com PCC, quadrilhas de ladrões de agrotóxicos aterrorizam fazendeiros
Com drones e laços com PCC, quadrilhas de ladrões de agrotóxicos aterrorizam fazendeiros

Roubos de agrotóxicos se tornaram um dos maiores problemas

November 16, 2019, 1:03 pm
Como é o WT:Social, a rede social ‘anti-Facebook’
Como é o WT:Social, a rede social ‘anti-Facebook’

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, criou uma nova rede social chamada WT: Social, que ele deseja transformar no "anti-Facebook".

December 6, 2019, 12:58 pm
Aparelhos eletrônicos modernos possuem baixa reciclabilidade
Aparelhos eletrônicos modernos possuem baixa reciclabilidade

O lixo eletrônico é um problema global

November 23, 2019, 11:40 am