• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Ricardo Rodrigues – Convicções no peito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
As convicções são como brasas

Brasas,Fogo,Blog do MesquitaAs convicções são como brasas. Elas queimam e movem máquinas, moinhos e crenças. Homens de fé caminham sobre o fogo, rolam e aquecem o peito com ideias incandescentes.
Dizem que Kafka pediu a seu melhor amigo, Max Brod, que queimasse seus escritos. Max preferiu, em vez disso, publicá-los.
Sócrates, apesar de ser conhecido por suas aporias, era um homem tão convicto que às vezes tomava pancadas na cabeça, de seus interlocutores.
A missão da poesia é amolecer as crenças para que os suicidas, ao colocarem pedras nos bolsos, flutuem em êxtase, em vez de afundarem amargurados nas águas podres da existência.
Sócrates e Platão reconheceram na poesia a grande inimiga da crença e do totalitarismo e, por isso, a baniram de sua república protofascista.
O fogo é o nosso destino, sem dúvida. Tudo um dia arderá em chamas, inclusive os escritos de Kafka. Nesse ponto, tanto a ciência quanto o apocalipse estão de acordo. Um dia, o que a humanidade se habituou a chamar de atemporal voltará a ser cinzas.
Como enigma, resistira a poeira e a poesia.

Ricardo Rodrigues

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me