Casas contemporâneas minimalistas

Por dentro, o design atemporal e funcional da empresa dinamarquesa une o calor com tons escuros (como o teto de carvalho) e piso de cocrete fresco.

Das densas florestas do norte da Europa às vastas extensões verdes dos EUA, conheça algumas dos melhores projetos de arquitetura minimalistas.

A cabine MajaMaja é o mais recente destino ecológico fora da rede de Helsinque. Fotografia: Marc Goodwin / Archmospheres

Situada na encosta de uma montanha nevada ou perto da água, nos fiordes nórdicos ou em uma floresta americana, a humilde cabana é uma das tipologias mais trabalhadoras. Essas estruturas pequenas, mas perfeitamente formadas, podem ser usadas para qualquer coisa, desde um espaço de trabalho até uma casa de férias com a família ou um retiro isolado para alguém. Inteligentes por serem funcionais e minimalistas na sensação e na natureza, as cabines têm muito a oferecer; ainda mais, no atual clima de pandemia, quando o espaço extra se torna mais importante do que nunca e a conexão com a natureza é crítica. Aqui, reunimos alguns dos melhores do gênero.

Espaço Modulr

Criado numa altura em que todos procuramos mais e mais espaços flexíveis para trabalhar e descansar em casa, o Modulr é um conceito de cabina pré-fabricada especialmente concebido como uma solução contemporânea para espaços de trabalho pessoais. O design é criado por arquitetos internos e também vem com algumas credenciais ecológicas muito legais. Cada um é feito com processos de fabricação de baixa emissão e materiais carbono-negativos / totalmente recicláveis, incluindo isolamento de alto desempenho, tecidos Kvadrat e superfícies sustentáveis Smile Plastics. As cabines de aparência elegante podem até mesmo ser transferidas para diferentes locais, pois a estrutura não requer uma base de concreto permanente. E, claro, ele vem em várias configurações que podem acomodar funções além de um ambiente de escritório, oferecendo desde um quarto vago a uma academia doméstica.

The Boulder, Noruega

Fotografia: Anne Merenda
Este hotel de conceito norueguês oferece a combinação perfeita – um ambiente sofisticado e voltado para o design e uma experiência que parece ao mesmo tempo imersa na natureza e oferece uma simplicidade refrescante. A propriedade dispõe de dois chalés de esqui em Lysefjord, situados na encosta de um penhasco. Os interiores são criados por Vipp, enquanto o exterior limpo e nítido revestido de madeira de cedro permite que a rica paisagem natural ocupe o centro das atenções. A arquitetura minimalista foi criada por John Birger Grytdal de Norgeshus. Por dentro, o design atemporal e funcional da empresa dinamarquesa une o calor com tons escuros (como o teto de carvalho) e piso de cocrete fresco.

Cabine Majamaja, Finlândia

Fotografia: Marc Goodwin / Archmospheres
Facilitado pela cidade de Helsinque e oferecendo aos visitantes a opção de ficar em um local sereno no arquipélago finlandês, esta cabana inclui um design minimalista em madeira e os mais altos padrões ecológicos. Parte do que no futuro se tornará uma “vila” inteira, esta experiência de vida fora da rede foi projetada e planejada por Littow Architects. A estrutura inclui uma área de estar limpa e flexível, bem como chuveiro, cozinha e banheiro seco. Móveis inteligentemente integrados e uma sofisticada paleta de cores branco e cinza formam um interior funcional com um toque contemporâneo distinto. Grandes aberturas permitem ao usuário apreciar a paisagem, que inclui vista para o mar sobre a fortaleza marítima de Suomenlinna e patrimônio da UNESCO. A primeira unidade Majamaja já foi construída em Vuorilahdenniemi, Helsinque – enquanto outras estão em desenvolvimento.

Dwelling On Wheels (The DW), EUA

A The Modern Shed, fabricante de estúdios personalizados com sede em Seattle, lançou sua primeira cabine portátil. O design, denominado Dwelling On Wheels – também conhecido como DW – faz exatamente o que diz na lata; ele oferece ao seu proprietário uma pequena casa flexível e compacta que pode ser instalada onde você quiser que sua vida ou trabalho seja. “O DW pode fazer muito – é ótimo para desfrutar da natureza por um curto período, para uma vida fora da rede ou como uma segunda casa remota”, diz o proprietário da empresa, Ryan Smith. O design de volume geral limpo continua dentro de um interior todo revestido de madeira. Armazenamento inteligente embutido, painéis solares no telhado, um fogão a lenha e painéis de isolamento finos de alta intensidade nas paredes são algumas das características de design e de vida inteligentes do projeto. Um pequeno deck de entrada, conectado ao solo por uma escada retrátil, pode se expandir para formar uma varanda, proporcionando o local perfeito para sentar e relaxar.

Space of Mind, Finlândia

Fotografia: Marc Goodwin
Uma colaboração entre três estúdios finlandeses, o Space of Mind foi concebido como uma cabana modular para abrigar um espaço de trabalho, estúdio pessoal de ioga ou meditação, estúdio de arte ou quarto de hóspedes. Ele pode ficar em um quintal, um ambiente mais rural ou até mesmo em um telhado. O estúdio de arquitetura Puisto, os fabricantes especializados de interiores Protos Demos e a casa de design Made by Choice criaram a cabine moderna como um espaço dedicado para pensar, recarregar e descontrair – “algum lugar onde possamos encontrar nossa própria paz de espírito”, explica a equipe. A cabine, com um design limpo, minimalista e contemporâneo, é feita como uma construção em massa de madeira usando madeira finlandesa de origem ecológica – isso significa que é muito durável contra os elementos também. Com um total de pouco menos de 10 m², o espaço compacto vem com seus próprios móveis personalizados que se prendem à estrutura de madeira. Ele foi criado leve o suficiente para viajar e instalar, mesmo nos locais mais remotos. ‘Como conceito, o Space of Mind foi inicialmente desenvolvido em resposta à pandemia em curso’, diz a equipe. ‘Com muitos de nós agora passando muito mais tempo em casa do que nunca, nossa noção coletiva de uma‘ casa longe de casa ’precisava ser redefinida para se adequar à nossa gama recém-limitada de viagens.’

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me