• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Publicidade, aneroxia, direito de imagem e Ralph Lauren

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Esse anúncio ridículo, que me causa melancolia e me dá vontade de ir até a cozinha bater um bolo, foi motivo de uma crítica barra-pesada feita pelo site Boing Boing, que se perguntou como é que a Ralph Lauren tem coragem, em tempos de conscientização contra a anorexia etc + etc, de publicar uma foto em que a cintura da mulher é menor do que sua cabeça.

Ralph Lauren,Moda,Modelos,Aneroxia,Comportamento

A empresa imediatamente acionou seus advogados e comunicou ao Boing Boing que eles estavam infringindo “direitos de imagem” ao reproduzir o anúncio. Ao que o site respondeu que esse tipo de direito não vale quando a imagem é motivo de crítica ou vira topico de notícia.

Deu mais um tempinho e a Ralph Lauren mandou mais um comunicado ao Boing Boing dizendo que há 42 anos zela pela qualidade de seus anúncios e que iria averiguar se o recurso do photoshop havia sido utilizado na imagem.

Arregaram, né?

E, no meio do caminho, devem ter dançado os advogados que redigiram o comunicado inicial, yes?

Me deu vontade de jogar todas as minhas polos, meus chinelos Ralph Lauren, meus lençóis Ralph Lauren, minhas meias Ralph Lauren e até um ursinho Ralph Lauren que eu ganhei de presente dentro do rio Pinheiros.

Alô, seu Ralph Lauren! Manda seu filho passar uma noite de amor com uma cruzcredo balaio de osso dessas, pra ver se ele gosta, manda!

blog da Barbara Gancia

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me