• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Artes Plásticas – Peder Mørk Mønsted

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Nascimento: 10 de dezembro de 1859, Grenå, Dinamarca Falecimento: 21 de junho de 1941, Fredensborg, Dinamarca

Peder Mønsted era um pintor realista dinamarquês. Mais conhecido por suas paisagens detalhadas, seu trabalho geralmente apresenta cenas de florestas densas e da vida rural dinamarquesa renderizadas com um alto nível de precisão, criando uma visão romântica e poética da natureza.

Mønsted rapidamente se tornou conhecido por sua capacidade de descrever a grandiosidade e o aspecto monumental da paisagem, buscando detalhes e cores precisos. Seus estudos abrangentes de diferentes técnicas artísticas lhe permitiram misturar o naturalismo acadêmico com uma abordagem quase fotorrealista de assuntos familiares.

Nascido em 10 de dezembro de 1859 em Balle Mølle, na Dinamarca, Mønsted se matriculou na Academia de Copenhague, onde estudou com proeminentes pintores dinamarqueses de gênero, como Johann Julius Exner e Andreas Fritz, de 1875 a 1879.

Mønsted teve uma carreira longa e prolífica, viajando para lugares como o norte da África e o Oriente Médio, e exibia regularmente seu trabalho nos salões de Paris e Munique. Hoje, seu trabalho pode ser encontrado em instituições como o Museu Chi-Mei, em Taiwan, e o Museu Dahesh, em Nova York. O artista morreu em Fredensborg, Dinamarca, em 20 de junho de 1941.

Farmyard with Hollyhocks,1931

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me