Impressora verde permite usar papel 500 vezes.
Felipe Zmoginski
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/23112006-9.shl
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/23112006-9.shl
A Toshiba apresentou, em Londres, um novo modelo de impressora que usa folhas de papel plástico que podem ser reutilizadas até 500 vezes.
O modelo B-SX8R, diz a Toshiba, foi desenvolvido para o mercado corporativo e visa permitir às empresas reduzir seu consumo de papel e produção de lixo.
A impressora usa um tipo de papel plástico de polietileno, mesmo material usado na produção de garrafas pet.
De acordo com a Toshiba, após um processo químico, é possível produzir folhas deste material com textura similar a do papel convencional e capacidade de registrar informações por meio de processos de aquecimento e resfriamento.
A impressora, que pode imprimir 12 páginas por minuto, aquece o papel plástico, que ganha marcas em preto com resolução de 300 DPI. Depois de impresso, o papel pode voltar a seu estado original por meio de processos de alteração de sua temperatura. Isto permite, diz a Toshiba, que a folha seja usada centenas de vezes.
Outra vantagem, diz a Toshiba, é que o processo industrial para a fabricação de uma B-SX8R gera três vezes menos gás carbônico que uma impressora convencional, com toner e cilindro laser.
Um porta-voz da Toshiba afirmou que a solução não é voltada para usuários individuais ou mesmo para impressão de papéis que serão armazenados por muitos anos.
A idéia da empresa é explorar nichos no setor corporativo interessados em economizar papel em impressões que são descartadas após pouco tempo de armazenagem.