Tecnologia e Ambiente – Biodiesel

Produção de boidiesel em fazendas.
Com processo desenvolvido no Brasil, a microusina de baixo custo, fácil operação e capacidade de 500 litros/dia traz grande expectativa.

Prof. Paulo: “O biocombustível produzido atende as especificações da legislação brasileira para o diesel de petróleo e pode ser utilizado diretamente em motores convencionais.”

O Laboratório de Materiais combustíveis da UNB – Universidade de Brasília, juntamente com a EMBRAPA, desenvolveu um processo para obtenção de Biodiesel, que pode ser utilizado diretamente nos motores diesel, ou em mistura com o óleo diesel, com funcionamento normal.

O interessante do projeto, desenvolvido pela equipe do Professor e Pesquisador Paulo Suarez, é o fato de ser de baixo custo, fácil operação e manutenção, além de liberar para o ambiente apenas água, monóxido e dióxido de carbono em pequenas quantidades.

Ideal para fazendas e pequenas comunidades, a microusina possui capacidade de produção de 500 litros/dia. O custo da microusina (unidade de pesquisa), feita artesanalmente, ficou em R$35.000,00. Este custo será menor com produção em escala comercial, diz o Prof. Paulo.

Sementes e gorduras
No processo de produção, pode ser utilizado óleo de qualquer tipo de semente de oleaginosas como: mamona, soja, girassol, pinhão-manso, dendê e outros, da mesma forma podem ser processados gorduras animais e óleos de fritura. O produtor rural poderá escolher a matéria-prima mais adequada à sua região.

Processo
Microusina piloto construída na UNB para produção de biodiesel. Processando óleos vegetais e gorduras. Conhecido como craqueamento térmico, o processo consiste na quebra dos compostos químicos que constituem o óleo ou gordura, levando à formação de uma mistura com propriedade semelhante à do óleo diesel de petróleo.

A microusina é formada por uma panela que recebe o óleo vegetal. O óleo é aquecido até uma temperatura de 350º C, utilizando-se uma fornalha a lenha, ou a gás. Os gases formados sobem por uma torre de pratos, na presença de catalisadores, ou não, para separação das diversas frações do biocombustível.
Todos os componentes da usina são de inóx.

Videocurso
Para auxiliar aqueles interessados em montar e operar a sua microusina de biodiesel, o CPT – Centro de produções Técnicas desenvolveu o videocurso “Produção de Biodiesel na Fazenda”, sob a Coordenação Técnica do Prof. Paulo Suarez, da UNB.

Para saber mais visite >>
www.cpt.com.br
Share the Post:

Artigos relacionados