Opera – Pioneiro dos navegadores faz 15 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

opera-navegador-browser-15-anos-logo

Um dos primeiros navegadores da internet nasceu há exatos 15 anos, comemorados nesta quarta-feira (29). Em abril de 1994, os cientistas noruegueses Jon von Tetzchner e Geir Ivarsoy escreveram as primeiras linhas do código que viria a ser o navegador Opera.

E, para comemorar o aniversário, a empresa lançou um quadrinho que narra a história de criação do browser, cujo número estimado de usuários –entre sistemas operacionais Windows, Macintosh e Linux— é de 40 milhões. Na página, também é possível baixar o navegador e conferir sua história completa.

Originalmente concebido para o sistema operacional Sun OS, atualmente o Opera está disponível para quase todas as plataformas –e isso inclui a maioria dos computadores, dispositivos móveis e até mesmo nos videogames Nintendo Wii.

Segundo um texto reproduzido pelo site da revista Wired, o navegador Opera detém o crédito de precursor por ter originado muito do que se utiliza atualmente na navegação, incluindo características como novas guias (ou tabulações de página), movimentos do mouse, o uso de gráficos vetoriais escaláveis (SVG, na sigla em inglês) e elementos que foram base fundamental para os mais recentes padrões da web. O Opera também popularizou a ideia de mostrar favoritos na página, em miniatura, quando se abre uma nova janela, copiados pelo Safari e pelo Firefox.

A participação do Opera no mercado de browsers não é grande –entre 2% e 4%, praticamente o mesmo número cravado pelo jovem Google Chrome.

O site da revista aponta ainda que se deve considerar o quanto o Opera contribuiu para a internet nos últimos 15 anos –e o que pode fazer na próxima década e meia.

O Opera continua oferecendo itens únicos para navegação: atualmente, traz características não encontradas em outros browsers, como a capacidade para tomar notas em uma página da internet, sincronização dos favoritos de todas as plataformas e o Opera Turbo, que comprime páginas para aumentar a velocidade da banda larga, em vários tipos de conexão à internet.

da Folha

admin

admin

Administrado do sistema do blog!

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me