Olimpíadas – China é campeã na censura

Enquanto a pirotecnia midiática, encantada com a faraônica arquitetura, enganada com a falsa menina cantora e deslumbrada diante da Daslu ditatorial, não consegue olhar além das vitrines, a ditadura do “tio” Mao ganha medalha de lata na arte de censurar.

Contra a censura. Sempre!

China ‘bloqueia’ iTunes por vender música pró-Tibete
Da BBC

Internautas não conseguem download músicas do iTunes
Usuários da iTunes da Apple na China manifestaram preocupação de que seu acesso à loja online tenha sido bloqueado pelo governo chinês depois que um álbum de músicas pró-Tibete mostrado no site se tornou um sucesso.
Internautas dizem que não conseguem download músicas desde segunda-feira, um dia depois que a Fundação Arte pela Paz anunciou o lançamento do álbum. A sucursal da BBC na China confirmou que o site ainda está fora de alcance nesta sexta-feira.

Uma página de crítica do álbum atraiu um intenso debate entre ativistas pró-Tibete e nacionalistas chineses.

Uma porta-voz da Apple disse que a empresa está investigando o problema.

As autoridades em Pequim não comentaram o assunto, mas ativistas alegam que ele está ligado ao recente lançamento de Songs for Tibet (Canções para o Tibete).

Milhões de chineses usam a internet para fins pedagógicos e comerciais, mas em algumas ocasiões o governo tenta bloquear o acesso a sites gerenciados por dissidentes e ativistas pelos direitos humanos e pró-Tibete.

Michael Wohl, produtor executivo da Fundação Arte pela Paz, disse que acredita que o álbum foi a razão para o bloqueio do iTunes, embora não tenha prova disso.

Entre os artistas que contribuíram para o álbum estão Alanis Morissette e Underworld. Ele também inclui um discurso de 15 minutos do Dalai Lama, o líder tibetano no exílio.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me