Nepotismo no Congresso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Do impagável Tutty Vasquez, uma hilária receita para que suas (deles) ex-celências burlem – atividade na qual são mestres – as regras do jogo.

O Estado de São Paulo

Duro golpe na família

“Troca-se mãe em bom estado de conservação por dois sobrinhos e uma nora ou qualquer outro parente de terceiro grau em número máximo de quatro. Cargos de confiança. Tratar no plenário do Senado.”

Justamente para impedir a prática desse tipo de negócio nos (des)classificados do Congresso, o STF incluiu a chamada “nomeação cruzada” na súmula que proíbe o nepotismo nos 3 Poderes da República. Isso quer dizer o seguinte: genro, até o dos outros, agora é parente em Brasília.

Para burlar a lei, só mesmo se o político mantiver a família na clandestinidade desde a sua estréia na propaganda eleitoral gratuita: “Solteiro, filho único, sem pai nem mãe, peço seu voto!”

Quem depois duvidar de algum assessor com o mesmo tique nervoso ou ligeiro estrabismo peculiar poderá pedir exame de DNA ao Conselho de Ética da casa.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me