Ministro da Justiça sugere uma Constituição exclusiva para a internet no Brasil


O Brasil deveria ter outra Constituição; só que para a internet.

Na opinião do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, essa seria uma das atitudes primordiais na questão do conteúdo que circula pela rede.

A ideia da “Constituição da internet” surgiu no seminário Marco Civil da Internet no Brasil, realizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Na ocasião, Barreto declarou que “poderemos contar, no Brasil, com uma Constituição da internet, como uma Constituição de 88, uma Constituição cidadã”.

O ministro disse que a web precisa de mais suporte.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]

E o primeiro passo para essa organização, segundo ele, é lidar com questões civis, como discutir as responsabilidades de quem usa a rede.


Você pode se interessar também sobre: Ministério Público denuncia Senador Marconi Perillo por Caixa 2


“A internet nasceu e se desenvolveu sob a liberdade. Não podemos tolher a internet do que lhe é mais peculiar, onde ela é mais genuína, a liberdade”, declarou.

Barreto também considerou que a internet passa por uma área nebulosa de insegurança jurídica: “vemos a judicialização dessas questões com decisões contraditórias, criando dificuldades jurídicas e não deixando claro o que pode e o que não pode ser feito”.

De acordo com o ministro, uma consulta pública realizada na Justiça de outubro a dezembro de 2009 para debater o anteprojeto que estabelece o marco civil da internet brasileira recebeu mais de 800 contribuições. “Até abril deste ano, recebemos mais de 35 mil visitas com mais 750 comentários”, confirmou.

Ele ressaltou ainda que o tema é muito amplo, mas o amadurecimento das ideias é fundamental antes se encaminhe o anteprojeto ao Legislativo. “O projeto chegará ao Congresso legitimado pelo debate social.”

Em contrapartida à iniciativa do ministro da Justiça, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se disse preocupado com o excesso de judicialização no Brasil.

“Este já é um severo problema que nos afeta. Quanto de judicialização é necessária? Este é o único meio? Me preocupo com judicialização excessiva”, disse Mendes.

Para ele, a questão do marco regulatório precisa ser analisada sobriamente, com a ideia exata das funções competentes e do que se está falando.

“Não podemos cometer erros do passado”, completou.

blog AdNews/Com informações do Estado de S.Paulo

Postado na categoria: Brasil, Direito, Internet - Palavras chave: , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Arthur Virgílio parabenizou Sarney pela nomeação de Agaciel Maia
Arthur Virgílio parabenizou Sarney pela nomeação de Agaciel Maia

Em função do divulgado aí abaixo quem acreditar que vai sair uma CPI do Senado, é capaz de acreditar em Papai Noel e mula sem cabeça. Tião e Virgílio apoiaram...

June 26, 2009, 10:01 am
Ciro Gomes já admite ser candidato ao Governo de São Paulo
Ciro Gomes já admite ser candidato ao Governo de São Paulo

Arrastando a fama de falastrão e destemperado, o político cearense é, na realidade, um exímio estrategista. Um hábil político que ao longo da carreira - começou como vereador em Sobral,...

February 26, 2010, 10:05 am
Tom Jobim - Frase do dia - 01/11/2012
Tom Jobim - Frase do dia - 01/11/2012

"Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas."...

November 1, 2012, 10:02 am
Santa Catarina - Saiba como ajudar municípios atingidos pelas chuvas
Santa Catarina - Saiba como ajudar municípios atingidos pelas chuvas

Defesa Civil de Santa Catarina abriu conta em dois bancos. Doadores devem ter cuidado ao entregar roupas e alimentos. [caption id="attachment_12401" align="aligncenter" width="300" caption="Voluntários colaboram em posto de atendimento para...

November 26, 2008, 9:13 pm
Inflação, Maílson da Nóbrega e Óleo de Peroba
Inflação, Maílson da Nóbrega e Óleo de Peroba

Maílson "80%" da Nóbrega publica artigo em revista semanal, vejam só, dando 'pitaco' sobre como Dona Dilma deve agir para conter a inflação. Ora, óleo de peroba é pouca para...

April 15, 2013, 12:10 pm
Brasil lidera o desenvolvimento sustentável
Brasil lidera o desenvolvimento sustentável

Para especialista norte americano, o Brasil é o país que melhor está preparado para liderar uma mudança nos parâmetros do que se convencionou chamar de "desenvolvimento sustentável" Para Daniel Esty,...

November 17, 2008, 1:00 pm