Microsoft apresenta buscador EntityCube para encontrar pessoas

O EntityCube, ainda em fase experimental, busca e organiza informações sobre pessoas disponíveis na web.

Quando se faz uma busca com o nome de uma pessoa, o EntityCube devolve os resultados agrupados em seções: biografia, frases, atividades profissionais e citações. Mostra também um gráfico como volume de referências em redes sociais ao longo do tempo, além de uma lista de pessoas relacionadas.

EntityCube - Microsoft Buscador de PessoasFelipe Massa no EntityCube: um dos raros brasileiros com informações completas no site.

Isso vale para americanos famosos e outros não tão famosos. Mas fiz várias buscas com nomes de brasileiros e, em muitos casos, o EntityCube simplesmente mostra a página de resultados do Bing, em vez das informações agrupadas.

Um recurso que parece ser interessante, mas que não funcionou nos meus testes, é o Guanxi Map. Trata-se de um mapa de relacionamentos construído em Silverligh. Tem opções de mostrar relações pessoais ou acadêmicas.

O nome Guanxi é uma referência ao conjunto de regras de relacionamento interpessoal da sociedade chinesa. Infelizmente, não consegui visualizar o Guanxi Map. Quando tentava, uma animação na tela indicava que o mapa estava sendo carregado, mas ele se recusava a aparecer.

O serviço tem uma versão em chinês, o Renlifang. Além disso, a tecnologia presente nele também é usada em outros serviços da Microsoft, como o Libra Academic Search e o Bing Shopping.

Mauricio Grego/Info OnLine

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me