loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia
Meio Ambiente,Blog do Mesquita,Comando Militar do Oeste

Meio Ambiente – Comando Militar do Oeste quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

cmobetionemeioambiente0

CMO – Conservação de recursos naturais no Campo de Instrução

Seja pela terra, água ou, então, pelo ar, dia e noite, não importa o horário, eles estão sempre de olhos bem abertos quando o assunto é preservação do meio ambiente. Essa é uma das principais preocupações dos militares que tem no terreno, um dos fatores preponderantes da decisão no planejamento das operações. É assim no Campo de Instrução de Betione, distante 234 km da capital sul-mato-grossense. Quem visita o local fica encantado com a vegetação preservada em uma área correspondente a 8.022 hectares.

A missão do Campo de Instrução, localizado no município de Miranda (MS), diretamente subordinado ao Comando Militar do Oeste (CMO), é manter a área e as instalações operacionais em condições de serem utilizadas a qualquer momento para treinamentos de tropas, conforme diretrizes do CMO. Só em 2018, foram realizados 21 exercícios operacionais, como Operação Ágata e exercícios de tiro real. Para se ter uma ideia, no último ano, mais de 2.600 militares da Marinha, Exército e FAB receberam treinamento no local.

As questões de proteção e conservação do meio ambiente fazem parte tanto da missão quanto da natureza da Instituição, visto que uma parte significativa das atividades desenvolvidas está voltada para esses fins. “Um grande contingente de militares passa por aqui constantemente para operações diversas, por isso as atenções com a parte verde do nosso Campo devem ser redobradas”, explicou o Tenente João Iran Costa, diretor do Campo de Instrução de Betione.

Uma das missões da tropa é realizar trabalhos de limpeza da mata e rios, recuperação de áreas verdes e, se necessário, plantio de árvores. Os militares envolvidos em operações, exercícios e manobras, assim que chegam ao Campo de Instrução, recebem normas referentes à conservação dos recursos naturais. “Realizamos sinalização e orientações adequadas quanto aos acessos, trilhas e vias dos campos e áreas de instrução, para não causar danos nas áreas não utilizadas durante as atividades. Outro ponto importante é a proteção das áreas de risco de incêndio”, enfatizou o tenente.

São inúmeras instruções realizadas para a conservação do solo, da fauna e flora e, muitas vezes, juntamente com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, a Força Terrestre também fornece apoio logístico nas atividades de fiscalização ambiental.

É o Exercito Brasileiro com seu braço forte e mão amiga, na sensibilização quanto à responsabilidade social, na conservação de recursos naturais, colhendo frutos da utilização sustentável de seus extensos campos de instruções espalhados pelo País.

 

cmobetionemeioambiente 1

 

cmobetionemeioambiente 2

 

cmobetionemeioambiente 3

 

cmobetionemeioambiente 4

 

cmobetionemeioambiente 5

 

cmobetionemeioambiente 6

 

cmobetionemeioambiente 7

 

cmobetionemeioambiente 8

 

cmobetionemeioambiente 9

 

cmobetionemeioambiente 10

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil