Lider Palestina: transferir embaixada brasileira para Jerusalém seria ‘irresponsável’


Teria ‘sérias consequências’Hanan Ashrawi,Palestina,Israel,Brasil,Diplomacia,Trump,Embaixada,Comércio Internacional,EconomiaUN Photo

‘Se acontecer, haverá sérias consequências; esperamos que seja apenas retórica e que não seja implementada’, disse Hanan Ashrawi

DANIELA KRESCH
 

A integrante do comitê executivo da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e do Conselho Legislativo Palestino, Hanan Ashrawi, considera que a decisão de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém é uma decisão “irresponsável” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL-RJ). 

Líder do departamento de Cultura e Informação da OLP,  a ex-deputada palestina espera que a medida não se transforme em realidade. “Não seria bom testar as consequências”, afirma na entrevista exclusiva à RFI Brasil.

O que a senhora pensa sobre essa decisão do presidente eleito do Brasil de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém?

Esperamos que isso seja apenas conversa e não se transforme em ação, porque se trata de uma decisão ilegal e muito irresponsável. Seria um passo provocativo e ilegal.

Haverá consequências no relacionamento entre Brasil e os palestinos?

Se acontecer, haverá sérias consequências. Esperamos que seja apenas retórica e que não seja implementada. Não seria bom para o Brasil.

Como assim?

Não seria bom para as relações comerciais do Brasil com o resto do mundo. Não apenas com o mundo árabe ou o mundo islâmico, mas com todo o mundo. O Brasil seria visto como um país que dá um passo ilegal e contra as exigências da paz.

Mas a transferência foi uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro.

As pessoas dizem muitas coisas durante as campanhas. O fato de que ele prometeu não torna a promessa implementável. O [presidente norte-americano Donald] Trump prometeu muitas coisas em sua campanha, mas não implementou todas. Trump é repudiado em todo o mundo. Então, não acho que ele queira estar na companhia de Trump e de [primeiro-ministro de Israel, Benjamin] Netanyahu como violadores da lei.

O Brasil ficará isolado, caso isso aconteça?

Sim, claro. A transferência teria consequências diplomáticas e econômicas, além de outras consequências. Ainda há tempo de voltar atrás. Lembro que o Paraguai chegou a transferir a embaixada para Jerusalém e voltou atrás. Tudo é reversível.

A senhora acredita que seria uma mudança muito profunda na diplomacia brasileira no Oriente Médio?

Parece-me que o Brasil sempre teve uma posição de legalidade e moralidade e boas relações com a Palestina e com o mundo árabe, independentemente de diferenças individuais ou de quem tenha vencido eleições. Achamos que isso deveria ser uma constante e as políticas do presidente deveriam refletir essa tradição.

Há uma tentativa da liderança palestina em tentar mudar a decisão?

Estamos apenas pedindo ao Brasil para usar sabedoria e responsabilidade e não dar esse passo. Para estar do lado da justiça e não da ilegalidade. Não seria bom testar as consequências.

Postado na categoria: Padrão - Palavras chave: , , , , , , , , ,

Leia também:

Modigliani - Pro dia nascer melhor - 25/06/2016

Mês Modigliani - Tête de femme Escultura em granito - Sem data [ad#Retangulo - Anuncios - Duplo]

June 25, 2016, 10:10 am
Eleições 2006 - 2º turno. Faça o que eu digo...

"Garotinho é um horror, mas tem voto."Deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), para quem não se deve recusar apoio a Alckmin.Como falar mal, as vestais da integridade de seu partido, agora, do...

October 5, 2006, 11:44 am
Como o café pode ajudar a aliviar o estresse

Estudo recente mostra que a cafeína bloqueia um receptor especial do estresse no cérebro. Cientistas procuram agora substância com ação semelhante, mas sem os possíveis efeitos colaterais, como a hipertensão....

September 14, 2015, 10:05 am
Joaquim Barbosa não sairá do STF, ele terá alta

Ter razão é fácil. Perceber que os outros a têm, eis o mais difícil. Com razão, Joaquim Barbosa foi rigoroso no julgamento do mensalão e implacável na execução das penas...

June 13, 2014, 10:06 am
Pro dia nascer melhor - 14/01/2007

Inglês = What the hell is that man?Cearês = Diabéisso maxu?

January 14, 2007, 11:18 am
Brasil - Da série "quem te viu"...

Mais um.O Senador Romeu Tuma, deixa o DEM - o nome desse partido, pelos integrantes, só pode ser ironia - e se filia ao PTB que integra, na íntegra, a...

October 4, 2007, 12:56 pm