Lésbica será a primeira-ministra da Islândia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Apesar, ou por causa, das posições dos diversos grupos religiosos, especialmente a igreja de Bento XVI — para alguns conhecido como Her Ratzinger, cada vez mais as minorias homossexuais assumem suas (deles) opções sexuais de maneira clara.

A sociedade em si já se faz mais tolerante. Assim, o mérito e não a opção sexual, passa a ser o parâmetro de competência.

Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, da Aliança Social Democrática, que negocia uma coalizão com o Movimento Verde-Esquerda, será a próxima primeira-ministra da Islândia. Não há nada de especial na notícia não fosse Johanna casada com outra mulher desde 2002 e estar próxima de se tornar a primeira chefe de governo do mundo abertamente gay – Per-Kristian Foss, homossexual assumido, chegou a ser primeiro-ministro interino da Noruega, em 2002.

Os ativistas dos direitos gays comemoraram a notícia. “Nossa organização não monitora todos os líderes gays do mundo, isso seria impossível. Mas não me lembro de nenhum chefe de governo abertamente homossexual”, afirmou Juris Lavrikovs, da Associação Internacional de Gays e Lésbicas da Europa.

“Existe neste caso um alto valor simbólico, que mostra que a sociedade islandesa superou preconceitos nomeando uma premiê gay.”

“Ficamos muito contentes com a notícia”, disse Gary Nunn, porta-voz do Stonewall UK, grupo ativista britânico. “Isto realmente faz diferença. É importante ter um governante gay porque sinaliza aos jovens que eles podem ser o que quiserem.”

do Estadão

José Mesquita

José Mesquita

Nasceu em Fortaleza,Ce. Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em Administração, Ciências da Computação e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. É consultor em Direito Digital. Participou de mais de 250 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Design Gráfico, já criou mais de 35 marcas, logotipos, logomarcas, e de livrosa de arte para empresas no Brasil e Exterior Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. Foi diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo da Ecola de Aviação Civil do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association - NAPP, Usa. É membro da Academia Fortalezense de Letras e Membro Honorário da Academia Cearense de Letras. Autor de três livros de poesias - e outros quatro ainda inéditos; uma peça de teatro; contos e artigos diversos para jornais; apresentações e prefácios de publicações institucionais; catálogos e textos publicitários. Ministra cursos gratuítos de Arte e de Computação Básica para crianças e adolescentes em centros comunitários de comunidades carentes na periferia das cidades.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me