• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Project Vector, a incursão da Land Rover nos veículos elétricos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O novo pod autônomo do JLR Project Vector

Este é o Project Vector, um novo conceito da Jaguar Land Rover projetado para mostrar uma nova plataforma de veículo desenvolvida para o fabricante britânico. E a empresa já está prometendo colocar a cápsula futurista em testes na estrada nos próximos 18 meses.

O novo pod autônomo do JLR Project Vector fica em uma nova plataforma e está programado para testes em estrada antes do final de 2021.

Desenvolvido no Centro Nacional de Inovação Automotiva em Coventry, o Project Vector tem um novo chassi que a Jaguar Land Rover está chamando de ‘autonomy ready‘ – mas o conceito mostrado nas imagens iniciais está equipado com um volante. Tem pouco mais de quatro metros de comprimento e um tamanho de bateria que varia de 60kWh a 90kWh – suficiente para um alcance entre 155 milhas e 186 milhas.

Todas as peças da bateria e do sistema de transmissão elétrica do veículo são embaladas em um piso plano, permitindo uma ampla variedade de layouts de cabine que podem ser usados ​​de forma privada, transporte público ou mesmo serviços comerciais, como entregas de última milha. Acredita-se que a plataforma possa ser expandida em até um metro extra – embora sua embalagem signifique que, em sua atual configuração de tamanho supermini, ela é capaz de transportar (6) seis adultos.

A JLR diz que planeja colaborar com o Coventry City Council  e as autoridades de West Midlands para criar um serviço de mobilidade baseado no Projeto Zero, a partir do final de 2021. Ele diz que o esquema funcionará como “um laboratório vivo para a mobilidade futura nas ruas de Coventry” . Mas, em sua fase inicial, os veículos do vetor de projeto serão conduzidos por um ser humano em vez de operar autonomamente, porque isso permitirá que eles funcionem no tráfego normal sem alterações na legislação ou na infraestrutura, como faixas sob medida.

O diretor do projeto, Dr. Tim Leverton, nos disse que é provável que cerca de 20 veículos de transporte de vetor de projeto sejam fabricados para a primeira fase, com rotas baseadas na Warwick University e nos arredores.

“Identificamos algumas áreas que parecem adequadas”, disse ele. “Não apenas no campus, mas também potencialmente para ajudar a trazer alunos e funcionários para essa área. Se olharmos para algum lugar como a área de Tile Hill [de Coventry], existem cerca de 2.000 pessoas que fazem uma jornada dentro e fora da universidade todos os dias.”

O Centro Nacional de Inovação Automobilística de Warwick Uni foi escolhido como base para o Project Vector para ajudar a incentivar um trabalho rápido e ágil e atrair informações adicionais de parceiros acadêmicos e comerciais além das fontes habituais da JLR.

Leverton disse: “As megatendências da urbanização e digitalização tornam os sistemas de mobilidade urbana conectados necessários e inevitáveis. Os veículos compartilhados e privados compartilharão espaços com e serão conectados a redes de transporte público, para que você possa viajar sob demanda e de forma autônoma. Essa é uma tarefa complexa, melhor alcançada trabalhando em conjunto com parceiros em todo o espectro de veículos, infraestrutura e mundo digital.

“Com a tecnologia e o poder de engenharia da Jaguar Land Rover, podemos oferecer uma oportunidade única para os inovadores desenvolverem serviços de mobilidade urbana altamente funcionais, perfeitamente integrados à vida cotidiana.”

O Project Vector foi apresentado na abertura do National Automotive Innovation Center, uma joint venture de £ 150 milhões entre a JLR, a Tata Motors e a Universidade de Warwick.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me