Internet: os tiranos tentam censurar a web


Sai tirano entra tirano, e nem todo o poder de armas, prisões, repressões e censuras, conseguem impedir que as notícias se espalhem pelo mundo. Nenhuma ditadura até hoje se manteve por muito tempo contra o poder da informação. E é aí justamente que a WEB mostra todo o poder de informar, apesar da censura que os Cháves da vida tentam impor à grande rede.

A internet, única invenção humana que não tem botão de desligar, é hoje, a arma mais poderosa contra os tiranetes de todos os matizes.

Houvesse internet àquelas épocas, os Stalins, Maos, Hitlers,Idi Amins, Mugabes e demais escórias, não teriam infelicitado seus povos por tantos anos.

O editor


Os tiranos da Internet

Como o povo iraniano tem conseguido burlar o arsenal tecnológico dos aiatolás para blloquear o seu acesso à rede – e ao mundo.


Você pode se interessar também sobre: Diretor do Senado divulga nota em defesa de Tasso Jereissati


A história mostra que qualquer ditadorzinho de aldeia sabe que sua permanência no poder exige censurar opositores. Os jornais são asfixiados economicamente ou simplesmente empastelados. As emissoras de televisão passam para as mãos do estado e vivem de cobrir eventos oficiais e de elogiar os mandatários.

Mas como censurar a internet, essa rede caótica sem comando central formada por computadores que podem se ligar por cabos, satélites, retransmissores sem fio e cujos usuários têm meios de esconder facilmente sua identidade?

A ditadura chinesa já censura a internet com um grau de sucesso apenas relativo. Mais recentemente, esse desafio foi colocado aos ditadores teocratas do Irã.

Desde que o povo começou a se manifestar nas ruas contra o resultado fraudado das eleições presidenciais, os aiatolás passam dias e noites tentando cortar as ligações via internet dos iranianos com o exterior.

Veja – Camila Pereira e Renata Betti

Postado na categoria: Comportamento, Internet, Religião, Tecnologia - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Sarney tem apartamentos pagos por empreiteiras.
Sarney tem apartamentos pagos por empreiteiras.

Não tem jeito. Vire e mexe aparece empreiteira em maracutais com políticos. Pagam tudo. De pensão pro "gato" do Renan Boiadeiro aos ap's do Zé Sarney. Lembrem-se: não existe corrupto...

August 16, 2009, 12:42 pm
Quando fumar fazia bem à saúde
Quando fumar fazia bem à saúde

Da Revista Época Quando fumar fazia bem à saúde O cigarro que emagrece, faz bem para os dentes e acalma os nervos está em exposição na Biblioteca Pública de Nova...

October 13, 2008, 11:29 pm

"O único meio de controlar o modo como você é visto é sendo honesto o tempo todo." Tom Hanks

February 22, 2010, 10:02 am
Pro dia nascer melhor - 23/04/2009
Pro dia nascer melhor - 23/04/2009

April 23, 2009, 10:00 am
PSDB faz acordo no Pará para eleger, pasmem, Jader Barbalho
PSDB faz acordo no Pará para eleger, pasmem, Jader Barbalho

Brasi: da série "o tamanho do buraco"! Pasmem e se horrorizem Tupiniquins. A canalha está atenta. O maior conglomerado político de vestais e impolutos políticos, o PSDB, após o acordão...

August 27, 2009, 11:29 am
Sarney: o nefelibata das comunicações
Sarney: o nefelibata das comunicações

"Asinus asinum fricat"! O Editor Impávido colosso Não perco uma coluna do Sarney na "Folha de S.Paulo". Não pela qualidade jornalística ou literária dos seus textos, mas para me surpreender,...

April 7, 2010, 10:05 am