• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Lítla Dímun. O paraíso nas Ilhas Faroé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Esta ilha isolada é frequentemente coberta por sua própria nuvem de algodão

Lítla Dímun é a menor das 18 principais ilhas das Ilhas Faroé. Mas, embora possa ser pequena, a ilhota ainda tem o poder de influenciar a atmosfera.

Esta ilha isolada é frequentemente coberta por sua própria nuvem de algodão

Uma nuvem lenticular freqüentemente a envolve como um cobertor molhado e vapórico. Essas nuvens estacionárias geralmente se formam sobre picos de montanhas ou outras massas de terra salientes. O lenticular de Lítla Dímun paira sobre o seu topo, derramando-se ocasionalmente sobre a terra verdejante, quando chega em direção ao mar frio.

Das principais ilhas das Ilhas Faroé, a pequena massa terrestre é a única que permanece desabitada por humanos. Mas as pessoas visitam a ilha. Durante séculos, os fazendeiros faroenses fizem a precária viajem à Lítla Dímun para cuidar das criaturas que governam a ilhota: suas ovelhas.

Até meados do século XIX, as ovelhas Lítla Dímun governavam o pequeno paraíso verde. Acreditava-se que essas ovelhas selvagens negras de cauda curta eram descendentes dos animais trazidos para a área durante a era neolítica.

Mas depois que a última dessas criaturas raras foi baleada no século XIX, extinta a linhagem, a ilha tornou-se o lar de ovelhas Faroé domesticadas. Todo outono, os agricultores vão para Lítla Dímun, escalam seus penhascos escorregadios e juntam as ovelhas para trazê-las de volta às principais ilhas.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me