• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Íbico – Fragmentos – Poesia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Eros, novamente, sob as escuras

Fragmentos
ÍbicoAntonio Canova,Escultura,Cupido,Mármore,Arte,Detalhe,Blog do Mesquita

Eros, novamente, sob as escuras
pálpebras, me contempla com ternos olhos
e, com todo tipo de sortilégios
atira-me às redes infindáveis de Cípris²;
Eu certamente tremo quando ele se aproxima
como um cavalo vitorioso rumo à velhice suporta o jugo,
contrariado com sua rápida carruagem, caminha para a disputa.

¹Íbico de Régio
* Grécia – Sec. VI a.C
Poeta lírico coral grego, tendo nascido na primeira metadade do século VI a.C. Inicialmente compôs poemas de temática mitológica, mas é mais conhecido pelos de tema levemente eróticos.
Segundo a lenda, foi morto por assaltantes perto da cidade de Corinto, mas umas garças, tendo visto o crime, vingaram-no matando seus assassinos a bicadas.

²Cipris – Afrodite
Na mitologia grega era Afrodite, deusa do amor e da beleza sensual, mais especificamente do amor carnal. Era capaz de seduzir a todos, deuses ou mortais.

Há duas versões correntes para o nascimento de Afrodite. A versão mais antiga é provavelmente a divulgada pelo historiador Hesíodo, que a dá como filha de Urano; a mais recente, mencionada por Homero, Eurípides e Apolodoro, relata ser ela filha de Zeus e Dione.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me