loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Handel – Pro dia nascer melhor – 21/10/2012 domingo, 21 de outubro de 2012

Andreas Scholl ¹: Largo di Handel : Ombra mai fu ² : Aria da Ópera Xerxes – HWV 40

¹ Andreas Scholl, é um contratenor, voz extremamente rara no chamado “Bel Canto”. Voz masculina com um registro próprios de vozes femininas – soprano, mezzo-soprano, ou contralto.
Scholl Nasceu na Alemanha, em 1967. Sua especialidade é a música barroca. 

Os Castrati

Houve época na qual mulheres não podiam se apresentar nos palcos, nem no coro das igrejas. Assim como determinados personagens das óperas eram escritos para vozes femininas, bem como cantadas sacras, crianças com voz privilegiada eram castradas – daí o termo “castrato”, “castrati” no plural – para que não ficassem com a voz grave quando passada a adolescência. 

A prática da castração de adolescentes surgiu em Constantinopla no século 400 d.C, somente sendo proibida na Itália em 1870. Em 1902, o papa “Leão XIII” proibiu definitivamente a utilização de “castrati” nos coros das igrejas. O último “castrato” a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913. 

O mais famoso “castrati” foi Farinelli, cuja estória é tema do filme do mesmo nome, cujo DVD está disponível nas locadoras. Há também o livro “Cry to Heaven” é uma obra da escritora norte americana Anne Rice de 1982, que descreve a vida de “castrati” italianos, cantores de ópera, na sociedade do séc. XVIII. 

No Brasil Ney Matogrosso, na MPB, e cantores eruditos como Edson Cordeiro, e o cearense, já falecido, Paulo Abel, foram naturalmente dotados desse timbre vocal, conseqüência de disfunções endocrinológicas, e não de castração.

José Mesquita – Editor

² Ombra mai fu

Frondi tenere e belle
del mio platano amato,
per voi risplenda il fato.
Tuoni, lampi, e procelle
non v’oltraggino mai la cara pace,
né giunga a profanarvi
austro rapace.

Ombra mai fu
di vegetabile,
cara ed amabile,
soave più.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]
Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # # # # # # # # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil