Marketing digital e as estratégias de posicionamento na web

Quando falamos em presença digital, temos que falar de posicionamento, ranking e credibilidade

Não basta estar presente na internet. Mas sim, se fazer presente de forma que resultados sólidos e constantes apareçam. Não basta construir um site se seu público alvo desconhece a sua existência. Para isso, contamos com poderosas ferramentas e estratégias de otimização e presença digital.

Quando falamos em presença digital, temos que falar de posicionamento, ranking e credibilidade. Quanto mais tempo o site está no ar, mais credibilidade pode conquistar, e maior é a facilidade para trabalhar seu posicionamento.

A Otimização de Sites, como é chamado o SEO (Search Engine Optimization) no Brasil, mostra-se como um dos mecanismos de marketing mais eficientes, se tratando de custo-benefício, trabalhando estratégias práticas e de muito valor para conquista de resultados, e estruturadas a partir de ferramentas de busca disponíveis nesse mercado.

Podemos dizer que o Google é uma das maiores ferramentas de posicionamento da web. O Sistema de PageRank, usado pelo Google ajuda a determinar a relevância ou importância de uma página. A Qualidade da página que possui links para um determinado site é um fator de extrema importância. Podemos dizer que o PageRank é um dos principais fatores considerados pelo Google para posicionar um site dentro de seu mecanismo de busca.

É muito importante possuir links externos de qualidade seguindo para o seu site, o que comprova que o site possui conteúdo interessante, o que podemos chamar de texto âncora. Quanto maior for seu PageRank é sinal de que mais pessoas linkam para você através de conteúdos relacionados ao conteúdo do seu site.

Algumas técnicas disponíveis, se bem trabalhadas podem elevar significativamente o processo de otimização, como também o aumento de tráfego do seu site por referencias (links externos).

Fique atento às estratégias escolhendo temas atuais e interessantes para seus visitantes, trabalhe com títulos criativos, que tenham relação com o conteúdo do seu artigo, procure usar o título do seu artigo como âncora para a sua respectiva URL, espalhe as palavras-chave (keywords) ao longo do seu texto, use algumas delas para linkar para páginas internas do seu site, submeta os seus artigos em sites de Social Bookmarking, isso influencia positivamente no PageRank.

Faça cadastro em diretórios, divulgue sua página nos principais meios de comunicação na web, submeta o feed de seu site ou blog em sites onde é permitido a submissão desse tipo de arquivo, crie novos conteúdos constantemente, trabalhe com press releases, participe de comunidades em redes sociais, faça comentários pertinentes que atraiam a atenção dos leitores e os estimule a visitar sua página, divulgue vídeos e os submeta em meios como Youtube, por exemplo…são tantas as possibilidades de conquistar seu público alvo, com técnicas práticas de marketing digital de posicionamento.

As pesquisas apontam um crescimento expressivo para o próximo ano, neste segmento de marketing. Em 2010, 84% das empresas brasileiras planejam realizar algum tipo de marketing online, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2009. A constatação é da pesquisa Marketing Visão 360º realizada pela TNS Research International em parceria com o portal Mundo do Marketing.

Além disso, entre as organizações que investem até R$ 1 milhão de reais/ano a expectativa é que as iniciativas no ambiente digital respondam por 50% do orçamento da área. Naquelas que investem acima de R$ 10 milhões, a participação deverá alcançar 25%. Mais de 400 profissionais de marketing de companhias brasileiras e multinacionais, dos setores de serviço, varejo, bens de consumo e bens duráveis, foram ouvidos na pesquisa, em setembro deste ano.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me