George Orwell, Zuckerberg e o programa PRISMA de monitoramento da internet


Geoge Orwell nunca foi atual, e 1984, sua obra mais emblemática, deixou de ser somente um romance de ficção.PRISM: Zuckerberg nega participação do Facebook em programa secreto dos EUAFonte da imagem: Jason McELweenie/Wikimedia Commons)

O olho do grande irmão está cada vez mais presente na vida de todos os cidadãos. De New York ao Deserto de Kalahari.

É pouco crível acreditar que o CEO do Face Book, Mark Zukerberg, uma das personalidades mais poderosas e influentes do mundo, afirme que não sabia da existência do PRISM, sigla em inglês para um programa de espionagem norte-americano, que, supõe-se, obrigue as grandes empresas de tecnologia da informação a fornecer dados de seus usuários ao governo do grande irmão Barack Obama.

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Entendo, contudo, que nada disso é novidade. Sempre acreditei que praticamente todos os governos, de uma forma ou de outra, de há muito praticam esse tipo de coleta de dados de seus cidadãos e de tantos mais outros mundo afora. Aliá há um seriado no Warner Chanel, Person of Interest que trás para a ficção algo que perfeitamente exeqüível.

Acreditar que após o 11 de setembro os USA iriam ficar passivos à disposição de novos ataques terroristas é não ter a menor ideia de como funciona o país do Tio Sam quando o assunto é a segurança do país.

De há muito que todos somos vigiados. Os Estado Unidos da América assim como Brasil assinaram um acordo Contra Terrorismo.


Você pode se interessar também sobre: Outlook.com não altera Hotmail


As empresa que fazem esse tipo de acordo/parceria com os governos ganham muitos benefícios fiscais, sem falar que em crise recebem uma ajudinha.

Também fazem a contagem da população, e graças aos sistemas de GPS e as localizações via smartphones, sabem aonde você está, qual sua profissão, localiza você no seu dia-dia comum, quantos filhos tem, etc, etc, etc…

PRISM: Zuckerberg nega participação do Facebook em programa secreto dos EUA

Lista mostra empresas “participantes” do PRISM  (Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post)

Para os xenófobos anti-americanos por aí, vale uma constatação histórica: os EUA são apenas uma realidade do que todos os governos do mundo já fazem com os seus cidadãos. Mas isso poderá não durar para sempre, afinal, a internet é difícil de ser controlada.

Quem cuida da nossa privacidade somos nós mesmos, não podemos confiar em nada que todos acessam, muito menos redes sociais. E mais: quem não deve não teme. Apenas criminosos estão com medo disso aí.

Postado na categoria: Internet - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Fatos & Fotos - 10/09/2017
Fatos & Fotos - 10/09/2017

  ***** Convivência com Aécio é viral. Instituto de Huck é condenado a indenizar ganhador de concurso que não recebeu prêmio. ***** Brasil da série "Você sabia"? Um professor universitário,...

September 10, 2017, 10:00 pm
Arnaldo Jabor acusado de racismo.
Arnaldo Jabor acusado de racismo.

Freud já havia discorrido sobre atos falhos. O pai da psicanálise em "Mal Estar na Civilização", publicado em 1930, discorre sobre os conceitos de culturas neuróticas, mais os conceitos de...

October 29, 2011, 12:47 pm
Tópicos do dia - 20/11/2011
Tópicos do dia - 20/11/2011

08:07:24 Sarney faz e você paga a conta Vício arraigado - Sarney: despesas pessoais à custa do Senado Ciente de que sua imagem nos últimos anos despencou ladeira abaixo, José...

November 20, 2011, 11:07 am
'Geração Wattpad': Os autores que saltaram das redes sociais literárias às grandes editoras
'Geração Wattpad': Os autores que saltaram das redes sociais literárias às grandes editoras

A ilustradora de livros infanto-juvenis Bruna Brito, de 37 anos, perdeu a conta de quantos "nãos" ouviu de editores brasileiros. As escritoras Lilian Carmine, Camila Moreira e Nana Pauvolih, reveladas...

January 17, 2016, 10:25 am
Internet Explorer 10
Internet Explorer 10

Microsoft apresenta prévia do Internet Explorer 10 Executivo mostrou navegador em evento nos EUA. Internet Explorer 9 foi lançado em março deste ano. Semanas após lançar o Internet Explorer 9,...

April 13, 2011, 10:05 am
Algemas de ouro: O outro lado do paraíso das empresas de tecnologia
Algemas de ouro: O outro lado do paraíso das empresas de tecnologia

Por trás de todo os benefícios fascinantes, existe o real motivo de as empresas 'mimarem' seus empregados. Os privilégios são “algemas de ouro” para manter os funcionários presos às suas...

January 29, 2016, 10:20 am