• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Concurso Fotográfico WikiParques 2019: Confira as fotos vencedoras!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
WikiParques revela os três registros vencedores

No último mês, nossa comunidade de fotógrafos participou do Concurso Fotográfico WikiParques 2019 com belos registros das unidades de conservação brasileiras. As imagens desta edição passaram por áreas protegidas como o Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PA), a Reserva Natural Salto Morato (PR), o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e a Estação Ecológica Raso da Catarina (BA).

Elas agora fazem parte do acervo WikiParques, onde estarão disponíveis para todos aqueles que querem conhecer e explorar as unidades de conservação brasileiras. Embora sejam fantásticas, apenas uma delas pode vencer a competição.

Todas as imagens enviadas entre os dias 04 de novembro e 04 de dezembro entraram na corrida. E hoje, o WikiParques revela os três registros vencedores, de acordo com nossos jurados. Os ganhadores levarão para casa cópias do livro Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil, da repórter Duda Menegassi. Veja a seguir:

1. Guilherme Haruo Vieira Okano

Veado-catingueiro de passagem no Parque Estadual do Verde Grande. Foto: Guilherme Haruo

O registro de Guilherme Haruo no Parque Estadual do Verde Grande (MG) foi sagrado campeão pelos jurados: de passagem, o solitário veado-catingueiro se mistura às cores da paisagem. Leia o que ele nos conta da história por trás da foto:

Entre os ano de 2017 e 2019 venho fotografando a fauna e flora da região do extremo norte de Minas Gerais, especificamente na região de morrinhos onde estão situados os parque Estaduais da Mata Seca, Lagoa do Cajueiro, Verde Grande e APA Lajedão. A fitofisionomia da região é bastante interessante, lá abriga uma grande área de mata atlântica conhecida como Mata Seca, A Mata seca é uma mancha de Floresta Atlântica conhecida como Floresta Estacional Decidual, que na região esta numa ilha entre o cerrado e a caatinga, Nessa foto um Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) andando tranquilamente ate percebe nossa presença, Nesse dia avistamos vários Veado-catingueiro, algo difícil de acontecer na época das chuvas, mas estávamos no final da época da seca aonde os animais dessa região estão procurando água e alimento devido a escassez que a seca proporciona na região, assim o avistamento fica mais fácil, além de termos encontrados vários indivíduos protegendo do calor sempre embaixo de uma árvore.

2. Garrete Reis

Araras azuis na Estação Ecológica Raso da Catarina. Foto: Garrete Reis

Em segundo lugar, a dança das araras-azuis capturadas pelas lentes atentas de Garrete Reis. O fotógrafo também conta como encontrou estas aves numa visita à Estação Ecológica Raso da Catarina (BA):

Ao entardecer, de bem longe se ouve o anúncio da chegada desses ilustres moradores do parque. Em bandos de três, cinco, param aqui e ali para descansar as asas e as cordas vocais. Seguem então rumo à suas tocas para o pernoite.

3. Pedro Augusto da Rocha Silva

Grupo de micos-estrela no Parque Estadual da Ilha Grande. Foto: Pedro Rocha

Coincidência? O terceiro registro vencedor nos traz um trio de micos-estrela (Callithrix penicillata) que ficaram à vontade para aparecer na foto de Pedro Rocha, capturada no camping dentro do Parque Estadual da Ilha Grande (RJ) .

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me