Facebook muda sua ferramenta de anúncios para dificultar discriminação


A rede social permitia que anunciantes optassem por excluir pessoas com “afinidade étnica” a pessoas hispânicas, negras ou asiáticas, e foi processada por isso.

Segundo o anúncio, o Facebook não permitirá mais que a ferramenta de “afinidade étnica” seja usada em anúncios de imóveis, empregos ou crédito.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

“Há muitos usos não discriminatórios da nossa solução de afinidade étnica nessas áreas, mas nós decidimos que podemos nos defender de discriminação da melhor maneira suspendendo anúncios desse tipo”.

Em outros produtos, essa ferramenta seguirá funcionando normalmente.

A rede social ainda anunciou que atualizará suas políticas de publicidade para “ser ainda mais explítica e exigir que publicitários afirmemque não farão publicidade discriminatória no Facebook”.


Você pode se interessar também sobre: Mensalão, Lula, Maluf e desepero


Além disso, o site ainda “oferecerá novos materiais educativos para ajudar publicitários a entender suas obrigações” com relação a discriminação.

Infração federal

Como o VentureBeat lembra, o motivo da disputa com relação à ferramenta de publicidade do Facebook é, especificamente, o uso do recurso de “afinidade étnica” para anúncios de emprego e habitação.

Isso porque uma lei federal dos Estados Unidos de 1968 permite que anúncios de habitação excluam um grupo étnico – que é exatamente o que o recurso do Facebook permite fazer.

De acordo com a rede social, esse recurso foi incluído para dar às marcas e empresas uma maneira de “chegar a públicos multiculturais com publicidade mais relevante”.

A postura do Facebook parece ser de culpar os anunciantes por usar uma ferramenta que eles disponibilizam de uma maneira com a qual eles não concordam.

Postado na categoria: Economia, Internet, Publicidade & Marketing - Palavras chave: , , , , , ,

Leia também:

Como a Internet está matando a televisão, e levando a publicidade para a web
Como a Internet está matando a televisão, e levando a publicidade para a web

 A ZenithOptimedia é uma empresa do grupo francês Publicis. Ela mede a performance dos investimentos de publicidade em mídia e cobre as mudanças dramáticas trazidas pelo digital. Seu estudo mais...

December 29, 2013, 10:07 am
Operadoras de banda larga desafiam o bom senso do consumidor
Operadoras de banda larga desafiam o bom senso do consumidor

Ao impor limites de consumo de dados em planos de banda larga fixa, operadoras prejudicam os seus clientes e o desenvolvimento do país na era digital. Consumidores serão prejudicados e...

April 13, 2016, 10:20 am
Só dói quando eu rio - Pro dia nascer melhor - 10/02/2015
Só dói quando eu rio - Pro dia nascer melhor - 10/02/2015

[ad name="Retangulo - Anuncios - Duplo"]

February 10, 2015, 10:00 am
Lula, Lugo e Itaipú
Lula, Lugo e Itaipú

Ouço aqui na CBN que o Lula, o apedeuta do agreste, assinou um pacote de bondades para o Paraguai em relação à energia de Itaipú. Os Tupiniquins iremos fornecer bolsa...

July 27, 2009, 1:43 pm
Energias solar e eólica ganham competitividade
Energias solar e eólica ganham competitividade

Em âmbito global, custos de painéis e turbinas caíram acentuadamente nos últimos anos. Segundo agência internacional, preços devem diminuir ainda mais devido ao progresso tecnológico e à evolução do mercado....

March 27, 2017, 10:40 am
Fatos & Fotos - 29/09/2017
Fatos & Fotos - 29/09/2017

"De vez em quando a mente do homem é esticada por uma ideia nova ou sensação e nunca mais se reduz às suas antigas dimensões." Oliver Wendell Holmes Sr. ***** Arte...

September 29, 2017, 12:32 pm