Ética? Ora direis ouvir estrelas…


Justiça Ética Blog do Mesquita1. No original, a Têmis, mitológica deusa da Justiça, nunca usou venda nos olhos. Claro, ela precisava enxergar as injustiças. Na alta Idade Média os escultores colocaram uma venda na Têmis. A intenção desses escultores era transmitir, com a venda, a idéia da imparcialidade. Ou seja, a meta era mostrar de que a deusa da Justiça não privilegiava os poderosos, mas apenas fazia Justiça.

A imparcialidade do juiz sempre foi uma exigência da sociedade civil. E nos Estados democráticos de Direito passou a ser uma garantia para o cidadão. Afinal, todos são iguais perante a lei. E o cartunista Honoré Daumier ficou mundialmente famoso, no século XIX, com as suas charges a mostrar a falta de imparcialidade da Justiça da França e o comuns conflitos de interesses.

A nossa Justiça passa por momentos delicados. E no Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Judiciário, faz falta a ponderação e o comando do aposentado ministro Ayres Brito. E se o Supremo não puxar o freio de arrumação, vai trombar com o descrédito e, — como a Greta Garbo do teatro de revista, acabar no Irajá.

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]2. Nos últimos dias, a sociedade civil tomou conhecimento de fatos preocupantes. Por exemplo: (a) o lobby feito por pretendentes ao cargo vago de ministro no Supremo. (b) o caso Fux-Dirceu, (c) a espantosa prodigalidade do jurista Sérgio Bermudes, — que advoga junto ao Supremo e estava pronto a bancar mega-festa de aniversário do ministro Fux. (d) Fora isso, é impróprio o “estilo” adotado pelo presidente Barbosa. Aquele estilo que, no popular, os portugueses chamam de “juiz-coiceiro”. (e) E também não se deve esquecer, da jovem filha do ministro Luiz Fux, ou melhor, a pimpolha de Fux a querer começar a carreira de magistrada em tapete vermelho, como desembargadora. Só para lembrar, a remuneração mensal de um desembargador é só 5% menor que a de ministro do Supremo: as mordomias se equivalem.

3. Um saudoso ministro do Supremo,— que na ditadura militar foi mandado para casa por defender o Estado de Direito —, deixou um legado fundamental. Ele ensinava que uma vaga no Supremo não se postula. Não se faz lobby para conquistá-la. E, — feita a escolha pelo presidente da República —, não se deve recusar a honraria de servir com imparcialidade. No popular: para chegar ao cargo não se vende a alma ao diabo, ainda que ele vista Prada.


Você pode se interessar também sobre: O círculo vicioso e vergonhoso da impunidade no Brasil


4.No caso Dirceu-Fux tem algo que precisa ser lembrado.
Não há dúvida de que Fux estava impedido pois devia um favor a Dirceu. Segundo o Ricardo Noblat, o Fux esteve seis vezes com José Dirceu. Mas, o réu José Dirceu, — no tempo processual oportuno — não argüiu o impedimento de Fux.
E por que será que Dirceu calou processualmente ? Será que calou porque esperava a absolvição como troca de favor ?
O certo é que Dirceu faz alegação tardia. Pior, Dirceu invoca a própria torpeza. Ou seja, como não foi absolvido recorre ao ventilador.
Estamos, portanto, diante do chamado “vício de Narciso”. Ou seja, Dirceu se espelha na própria imagem refletida, que é a da torpeza e a da vilania.

5. Quanto à festa de Fux, — coube à sábia “mamma iídiche” salvar o filho-ministro de escândalo maior.  Com a sensibilidade que Fux não teve, a sua “mamma iídiche”, liminarmente, cassou o regabofe.
Agora, espera-se que ela aconselhe a netinha a prestar concurso público para juíza substituta e isso se a jovem tiver vocação para encarar o trabalho heróico dos fóruns, que é diverso do realizado nos palácios de Justiça.
Walter Fanganiello Maierovitch

Postado na categoria: Brasil - Palavras chave: , , , , , , , , , ,

Leia também:

Brasil e Direitos Humanos
Brasil e Direitos Humanos

O Brasil e os Direitos Humanos segundo a Anistia Internacional Leão Serva ¹ A Anistia Internacional, ONG que goza do respeito universal por sua luta em defesa dos direitos humanos...

December 11, 2011, 10:06 am
Fortaleza: o Afeganistão é aqui
Fortaleza: o Afeganistão é aqui

A coluna cervical como é contumaz já incomoda, mas não tão dolorido quanto ler: 1. Com a média de 10 assassinatos por dia, Fortaleza continua bem colocada no "ranking" mundial....

February 3, 2014, 11:50 am
Snipers são investigados por suspeita de 'tiro ao alvo' contra moradores de favela no Rio
Snipers são investigados por suspeita de 'tiro ao alvo' contra moradores de favela no Rio

Ajudante de pedreiro tomou tiro que entrou pelas costas e saiu pela costela "Parece até que a gente é formiga e eles lá em cima estão fazendo tiro ao alvo",...

February 27, 2019, 11:28 am
Recrutas do PAC: Setor privado atrai soldados com oferta de salário mais alto
Recrutas do PAC: Setor privado atrai soldados com oferta de salário mais alto

[caption id="attachment_49075" align="aligncenter" width="496" caption="Soldado Francisco Clailton dos Santos, operador de máquina vibroacabadora em Goiana (PE): “Logo devo sair também” - Foto Ruy Baron/Valor"][/caption] Sete anos é o tempo máximo...

March 1, 2011, 10:15 am
Maluf e Alckmin: que bela união de princípios
Maluf e Alckmin: que bela união de princípios

E prossegue em evidência o primado ideológico da politicagem Tupiniquim: "fazemos qualquer negócio"! Com esse tipo de união e com o "currículo" do Maluf, Alckmin mostra finalmente a que veio....

May 15, 2011, 10:06 am
Eleições 2010: Projeto da Câmara limita poderes do TSE
Eleições 2010: Projeto da Câmara limita poderes do TSE

Foi mandada ao freezer a proposta que criava o Bolsa-Voto A Câmara votará em duas semanas um projeto que restringe os poderes do TSE na definição das regras que vão...

June 9, 2009, 10:05 am