• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Espionagem: NSA coletou milhões de listas de contatos de e-mails pessoais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tecnologia Ciber Segurança Blog do MesquitaVigilância e privacidade

A agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em sua sigla em inglês) coletou milhões de listas de contatos de e-mails pessoais e mensagens instantâneas em todo o mundo – incluindo de americanos – em seu esforço para encontrar ligações com o terrorismo ou outra atividade criminal.

As informações inéditas foram divulgadas nesta segunda-feira pelo jornal “Washington Post”.

Vazados pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, os números foram confirmadas por oficiais de inteligência dos EUA.

E-mails dos servidores Yahoo, Gmail, Facebook e Hotmail vêm sendo rastreados continuamente, além de cerca de meio milhão de listas de serviços de chat.

Durante um único dia do ano passado, o sistema recolheu 444.743 e-mails de listas de contatos do Yahoo, 105.068 do Hotmail, 82.857 do Facebook e 33.697 do Gmail, além de 22.881 endereços a partir de outros provedores não especificados, de acordo com uma apresentação interna da NSA.

[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Além disso,segundo o relatório, a agência americana recolhe diariamente contatos de cerca de 500 mil pessoas de listas de amigos em serviços de bate-papo, bem como de mensagens privadas.

Apesar dos números, um porta-voz do governo informou que a agência de inteligência não tem interesse em informações pessoais de americanos comuns.

O programa de coleta, que ainda não havia sido divulgado, intercepta e-mails e listas de amigos de serviços de mensagens instantâneas através de links de dados globais.

Serviços on-line muitas vezes transmitem os contatos quando um usuário acessa sua conta pessoal, escreve uma mensagem ou sincroniza um computador ou dispositivo móvel com as informações armazenadas em servidores remotos.

Mas, ao invés de serem direcionadas a usuários individuais, as informações são coletadas pela NSA, que vem reunindo listas de contatos em números que equivalem a uma fração considerável da população mundial.

A análise desses dados permite que a agência possa buscar conexões ocultas e relacionamentos dentro de um universo muito menor, incluindo estrangeiros.

A coleta depende de acordos secretos com companhias estrangeiras de telecomunicações ou serviços de inteligência que direcionam o tráfego ao longo das principais rotas de dados da Internet.
Observatório da Imprensa/O Globo

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me