Energia renovável tem impacto ecológico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Painéis solares podem dizimar insetos

Energia Renovãvel,Energia Colar,Meio Ambiente,Insetos,Ecologia,Blog do Mesquita

Painéis solares podem dizimar populações de insetos frágeis, de acordo com um novo estudo que levanta dúvidas sobre o impacto ambiental de algumas formas de energia renovável.

Cientistas descobriram que insetos aquáticos, como a efemérida, podem confundir painéis fotovoltaicos brilhantes com poças de água, das quais dependem para se reproduzir.

“O efeito de painéis solares em insetos aquáticos ainda não foi pesquisado”, diz Bruce Robertson, cientista do Departamento de Energia dos EUA no laboratorio de Bioenergia de Grandes Lagos, em Michigan.

“É evidente que o pior local para se colocar uma instalação solar é nas proximidades de lagos e rios, onde os insetos seriam facilmente atraídos.”

Os insetos confundem os painéis com água porque ambos refletem horizontalmente luz polarizada – um truque ótico no qual as ondas de luz vibram na mesma direção.

Muitos insetos começaram a detetar esta luz polarizada como um meio seguro de achar água, particularmente em ambientes áridos.

Eles se acasalam sobre os painéis, o que os torna vulneráveis a predadores, e colocam ovos na superfície, onde morrem, informa o Guardian.


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário