Eleições USA: Trump revela como pretende forçar o México a pagar por muro na fronteira


Pré-candidato republicano diz que pretende cortar fluxo de dinheiro enviado ao México por mexicanos que moram nos EUA.

Trump revela como pretende forçar o México a pagar por muro na fronteira
Medida pode gerar crise com um aliado diplomático crucial para os EUA 

O pré-candidato republicano Donald Trump anunciou que, se for eleito presidente, vai forçar o México a construir um muro na fronteira com os Estados Unidos sob a ameaça de cortar o fluxo de dinheiro que imigrantes mexicanos enviam aos familiares no México.

A medida pode dizimar a economia mexicana e criar uma crise sem precedentes com um aliado diplomático crucial para os EUA.

Em um comunicado de duas páginas enviado ao jornal Washington Post, Trump detalhou, pela primeira vez, seus planos para a criação de uma barreira de 1.600 km na fronteira entre os dois países, uma de suas maiores promessas de campanha ridicularizada por várias lideranças mexicanas antigas e atuais.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Direita”]

No comunicado, intitulado “Obrigando o México a pagar pelo muro”, Trump diz que basearia a medida no Ato Patriota, lei estabelecida após o 11 de setembro para reforçar medidas de segurança antiterrorismo.

Desta forma, ele cortaria parte dos fundos enviados ao México via transferência bancária por mexicanos que moram nos Estados Unidos.

O corte seria suspenso caso o governo mexicano pagasse uma cota única de US$ 5 bilhões aos EUA destinados a construir um muro na fronteira entre os dois países.

“É uma decisão fácil para o México”, diz Trump no comunicado, cujo papel continha seu lema de campanha “Make America Great Again” (Faça a América Grande Novamente).

No comunicado, Trump diz que após a construção do muro, “as transferências voltarão a ser liberadas para entrar no México ano após ano”.

Segundo o banco central mexicano, quase US$ 25 bilhões foram enviados ao México em 2015 por cidadãos do país que moram no exterior.

Em seu comunicado, Trump diz que “a maior parte desta soma é proveniente de imigrantes ilegais”, embora a quantia represente a verba enviada por mexicanos residentes em vários países do mundo, não apenas nos EUA.

O comunicado de Trump é o mais recente esforço do pré-candidato republicano para detalhar suas propostas no momento em que enfrenta duros obstáculos em sua campanha, incluindo a ameaça de perder as primárias republicanas no estado de Wisconsin para o adversário Ted Cruz nesta terça-feira, 5.

Fontes:
The Washington Post-Trump reveals how he would force Mexico to pay for border wall

Postado na categoria: Padrão - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Bruno Tolentino - Torres e Deuses - Poesia
Bruno Tolentino - Torres e Deuses - Poesia

A um tal estado de coisas chamas Nação,Estado

September 7, 2019, 7:10 pm
Laurie Bondarev - E basta!
Laurie Bondarev - E basta!

Nada é mais belo para os nossos olhos do que um rosto formoso. G.W.Sparov

September 9, 2019, 8:46 pm
Ibsen - A beleza e a forma
Ibsen - A beleza e a forma

Frase do dia

August 30, 2019, 5:46 pm
Elahy Varez. E basta!
Elahy Varez. E basta!

O maior de todos os bens é a beleza da mulher.Schiller

August 28, 2019, 8:00 pm
Miguel Esteves Cardoso - Refletir é preciso
Miguel Esteves Cardoso - Refletir é preciso

O cansaço é uma coisa que só o amor compreende

September 9, 2019, 8:28 pm