Eckhart Tolle – A Origem do Medo

O medo parece ter muitas causas. Publicado em:


A condição psicológica do medo está divorciada de qualquer perigo concreto e real. Surge sob diversas formas: desconforto, preocupação, ansiedade, nervosismo, tensão, temor, fobia, etc. Este tipo de medo psicológico é sempre algo que poderá acontecer e não algo que esteja a acontecer no momento.

O leitor está aqui e agora, enquanto a sua mente se encontra no futuro. Este facto gera um hiato de ansiedade. Além disso, se o leitor se identificar com a sua mente e tiver perdido o contacto com o poder e a simplicidade do Agora, esse hiato de ansiedade acompanhá-lo-á constantemente.

A pessoa pode sempre lidar com o momento presente, mas não o consegue fazer com algo que é apenas uma projeção mental – não é possível lidar com o futuro.
E enquanto o leitor se identifica com a sua mente, o ego comanda a sua vida. Devido à natureza ilusória que lhe é característica e apesar dos mecanismos de defesa elaborados, o ego torna-se muito vulnerável e inseguro, vendo-se a si próprio constantemente sob ameaça. Este facto, a propósito, é o que acontece, mesmo que por fora o ego pareça muito confiante. Agora lembre-se de que uma emoção é a reação do corpo à mente. Que mensagem está o corpo a receber constantemente do ego, o eu falso e engendrado pela mente? Perigo, estou a ser ameaçado. E que emoção gera esta mensagem contínua? Medo, naturalmente.

O medo parece ter muitas causas. Há o medo de perder, o medo de falhar, o medo de ser magoado, etc., mas, no fim de contas, todo o medo é aquele que o ego tem da morte, da aniquilação. Para o ego, a morte está sempre ao virar da esquina. Neste estado de identificação com a mente, o medo da morte afeta cada aspecto da vida.

Mesmo algo aparentemente trivial e «normal» como, por exemplo, a necessidade compulsiva de ter razão numa discussão e fazer com que a outra pessoa esteja errada (defender a posição mental, com a qual a pessoa se identificou) se deve ao medo da morte. Se o leitor se identificar com uma posição mental, se estiver errado o seu sentido de eu com base na mente, está seriamente ameaçado de aniquilação. Assim, o leitor, enquanto ego, não se pode dar ao luxo de estar errado. Estar errado é morrer. Já houve guerras travadas e inúmeros relacionamentos se desfizeram por causa desta situação.

Mal o leitor tenha deixado de se identificar com a mente, estar certo ou errado não faz diferença nenhuma para o sentido de eu, por isso a necessidade vigorosamente compulsiva e profundamente inconsciente, que é uma forma de violência, deixará de existir. O leitor pode declarar com clareza e segurança o que sente e pensa, mas não haverá agressividade ou posicionamento defensivo por causa do assunto. O seu sentido de eu deriva, assim, de um lugar mais profundo e verdadeiro dentro de si e não da mente.

Eckhart Tolle

Postado na categoria: Comportamento, Filosofia, Literatura - Palavras chave: ,

Leia também:

Olhe essa - Tecnologia - Funeral para um 'main frame'

Belteguese, um vestuto senhor, ainda no vigor de seus 47 anos de inestimáveis serviços prestados a IBM, recebeu funeral solene no Canadá. Leia abaixo matéria sobre a inusitada cerimônia: WINNIPEG - Funcionários do Departamento...

December 21, 2007, 12:24 pm
Pro dia nascer melhor - 10/08/2008

Pequim 2008 Clique na imagem para ampliar

August 10, 2008, 10:00 am
Políticos - Pro dia nascer melhor - 10/02/2014

[ad#Retangulo - Anuncios - Duplo]

February 10, 2014, 10:00 am
A vida como não deveria ser

Praias do Mar Mediterrâneo ontem. O que mudou desde Amurabi? A que serve a Convenção Européia de Direitos Humanos? [ad#Retangulo - Anuncios - Duplo]

September 4, 2015, 10:40 am
Saiu no blog - Fritando a Dilma

Os tapuias e tremembés, entre outros, estamos assistindo mais uma guerra de dossiês, manipulados pelos caciques planaltinos, que pouco estão ligando com "a vida do jeito que ela é", aqui na...

March 28, 2008, 11:42 am
Câncer, a maioria dos casos é devido ao seu estilo de vida

Especialistas reforçam que só 10% dos tumores têm origem genética; os demais dependem de fatores socioambientais e de hábitos de vida Especialistas reforçam que só 10% dos tumores têm origem...

July 2, 2015, 10:15 am