loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

DEM e PSDB abandonam o Conselho de Ética do Senado. quarta-feira, 26 de agosto de 2009

…”Ora (direis) ouvir estrelas!
Certo!
Perdeste o senso!”…
Olavo Bilac

Assim como os petistas — esses não se intimidam no exercício do cinismo, acolitados pelos colors e calheiros — , os tucanos e os democratas jogam pra plateia. Todos os senadores votam, aprovando ou não, as decisões tomadas pela mesa diretora.

Os atos, secretos ou não, nomeações, concessões de ‘benesses’ e outras maracutaias, são lidos pelo primeiro secretário nas sessões ordinárias e são submetidos aos votos de suas (deles) ex-celências.

Portanto, todos aprovaram, por concordância ou omissão, os atos indecorosos — o nome oficial do conselho é conselho de ética e decoro parlamentar- e aéticos cometidos por Sarney. Não tem virgem na zona!

Agora depois do MercadoAndante — o outro bigode volúvel do senado — deixar o dito por não dito por ordem do apedeuta, as vestais da oposição vão sair do tal conselho em protesto pelo arquivamento das representações feitas contra Sarney.

Cômico, ou trágico? Afinal foi esse mesmo conselho, na mesmíssima sessão indecorosa, que também varreu pra debaixo do tapete a representação contra Arthur Virgílio. O fato deste estar repondo os valores recebidos, indevidamente, aos cofres da união, não anula a quebra de decoro.

O editor


PSDB se une ao DEM e anuncia que vai deixar o Conselho de Ética do Senado

Os dois partidos têm cinco das 15 vagas do colegiado.

Proposta da oposição é reformular o Conselho.

A bancada do PSDB no Senado decidiu nesta terça-feira (25) deixar o Conselho de Ética do Senado. Mais cedo o DEM anunciou a mesma medida. Os partidos têm cinco das quinze vagas no colegiado. A ação é um protesto contra o arquivamento de 11 ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A proposta da oposição é reformular o Conselho de Ética.

“Já estava decidida a nossa saída e vamos formalizar nesta tarde”, disse o vice-líder tucano, Álvaro Dias (PR).

DEM e PSDB querem trabalhar agora por uma reformulação do colegiado. Os senadores ACM Júnior (DEM-BA) e Marisa Serrano (PSDB-MS) vão coordenar as discussões nesta direção.

A proposta da oposição é que o Conselho abandone a proporcionalidade e se torne suprapartidário. O novo Conselho seria composto por um integrante de cada partido da Casa, preferencialmente pelo líder. O representante não poderia ser suplente, nem responder a processo judicial criminal ou por improbidade administrativa. Não poderia ser indicado também quem tivesse problemas nos tribunais de contas. A proposta será transformada em um projeto de resolução e será debatida ainda internamente.

Retirada

Na segunda-feira (24), o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, defendeu que os partidos de oposição deixassem o Conselho de Ética da Casa porque o colegiado não estaria cumprindo o seu papel. “Eu não fico lá. Vou defender que o partido saia porque o Conselho está descaracterizado e não cumpre o seu papel”, disse o tucano.

Guerra admitiu que a ação é um “mero protesto”, visto que o trabalho do Conselho no caso Sarney já foi realizado. O presidente tucano, no entanto, pediu mais calma na discussão sobre a possível extinção do Conselho.

G1 – Eduardo Bresciani

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil