• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Claude Monet – Pinturas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O olhar de Claude Monet (1840-1926) França

Os olhos de um artista colocado a serviço da arte podem revelar-nos um mundo indizível que, no entanto, está muito presente à nossa volta.

Um mundo que podemos notar no reflexo de um raio de sol na superfície de um lago, ou no sopro do vento, fazendo os tons de verde de um salgueiro-chorão dançarem e nos levam a experimentar uma onda muito distinta e profunda de emoções.

Claude Monet, The Grand Canal, Venise,1908, Museum of Fine Art, Boston, USAClaude Monet, San Giorgio Maggiore at Dusk, 1908, National Museum of Cardiff, UK

Nesse mesmo momento de contemplação silenciosa que nos permitimos o luxo, alguns artistas imortalizaram na tela.

Eles sentiram o dever de capturar uma impressão efêmera e, assim, oferecer-nos uma chave, uma ferramenta, um filtro com o qual podemos redescobrir a natureza.

Apesar das muitas viagens que fez para ver diferentes paisagens, foi em Giverny que Claude Monet se estabeleceu com sua grande família em 1883.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me