Fatos & Fotos – 26/02/2021

Sua zona de conforto, questão de tempo e lugar, haverá de esgarçar seus sonhos.

Xilogravura de Daryl StorrsBlog do Mesquita,Arte,Artes Plásticas,Xilogravura,Daryl Storrs



Trevas! O caos! Os safados inglórios! Fevereiro praticamente encerrado. Como escrevi quarta-feira, a tropa de Choque de Arthur Lira avançou numa pauta de interesse próprio dos cabeças do Centrão. A bola da vez é a PEC da Blindagem, uma novidade. Reformas, vacina e até o auxílio emergencial em 2º plano, Que canalha safada! Fruta que partiu!


Relatório da CIA vazado à imprensa dos EUA aponta príncipe saudita Mohammed bin Salman como responsável pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.


Enquanto o Brasil desaparece da África, a diplomacia da vacina expande ainda mais a influência chinesa no continente. Se, antes a presença era mais restrita à África subsaariana, agora, as vacinas estão indo para o Egito e Argélia.

A China é a única que tem escala e ambição de fazer uma diplomacia humanitária. A Rússia já está cobrando mais que a AZ pela Sputnik.


Designer – Willem van der Weij


Atenção: TCU ameaça bloquear recurso de empresa Alvarez & Marsal, que emprega Moro. Contratação “peculiar”, “constrangedora” e com eventual “conflito de interesses”, diz ministro Bruno Dantas.



A covid no Brasil levou 11 meses pra atingir 200 mil mortos e em 45 dias chegamos à 250 mil. Será que precisa de um PowerPoint para esplicar?


Design – Aldravas e Puxadores de Portas


Sem bolsa escrotal pra postar fotos lindas de comida, bebida e lugares legais no Instagram. Estamos no vale da sombra e da morte. Como celebrar alegrias fugazes com milhares de famílias chorando seus mortos?


Hospital Sírio-Libanês com fila de espera para UTI, Hospital Albert Einstein idem. Vai ter que morrer banqueiro para fazerem alguma coisa.


Escultura de Sérgio Camargo
mármore – s/t s/d


F1: Ferrari crê que problemas de velocidade em reta foram corrigidos
Mattia Binotto também admitiu que não focará tanto nas melhorias do carro deste ano, dando mais importância ao modelo de 2022.


Pintura de Joana Cooper


Brasil de joelhos: pedindo avião dos EUA para levar oxigênio a Manaus, pedindo oxigênio à Venezuela, pedindo vacina à India.


Xilogravura de Lasar Segall


A falta de vacinas não é incompetência. É um projeto de morte!



Privatizaram a telefonia quando a Telebras estava pronta pra entrar na revolução do celular; os Correios no momento da explosão do comércio eletrônico e a Eletrobras quando energia limpa é exportável para outros paises.

Segundo a CNN, os Correios devem ser privatizados porque dão prejuizo. O último balanço auditado mostra lucro de R$ 2 bilhões. Mas pouco importa. Agencia de checagem só vale para os bolsominions.

“A privatização dos Correios deverá entre tantos outros prejuízos, à demissão de mais de 100 mil trabalhadores. Trata-se, portanto, de um duríssimo golpe contra os seus próprios empregados.” É preciso organizar uma campanha nacional contra a privatização dos Correios.


Esik Arbolishvili  – Georgian, born 1955
Blue Train


Avança a “Lei Daniel Silveira”. O cobrador de ônibus que vivia de atestado, o PM que teve 60 punições, que ameaçou o STF, agora inspira lei para dificultar a prisão de suas excelências. Um Congresso formado majoritariamente por bandidos bolsonaristas, precisa dela com urgência.


Minha tristeza e desalento com Brasil são muito grandes. Não só pelos nossos 250 mil mortos ou pelo governo federal, mas por tantos grupos da sociedade brasileira com atitudes terríveis de negacionismo e irresponsabilidade na pandemia. É um de nossos piores fracassos históricos.


A Bancada do Rabo Preso apoia a PEC Daniel Silveira, que amplia a impunidade parlamentar. Todos com medo de serem presos.


Foto do dia – Henri Cartier-Bresson


F1: Organizações de direitos humanos pedem que Hamilton boicote GP da Arábia Saudita.

Após STJ tentar enterrar investigação sobre o caso Queiroz, mensagens trocadas entre o ex-assessor da família Bolsonaro e ex-mulher do miliciano Adriano da Nóbrega são provas que podem dar continuidade às apurações. A impunidade não pode prevalecer. O Brasil exige respostas!


Ninguém definiu melhor (a falta de) cidadania brasileira que Milton Santos. Ele diz assim: “Me pergunto se a classe média é formada de cidadãos. No Brasil não o é, porque não é preocupada com direitos, mas com privilégios.”


Georges Moreau de Tours (1848-1901)

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me