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Automóveis fabricados na ex União Soviética

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Quando o mau gosto é insuperável

A indústria automobilística da União Soviética cobriu um período de 1929 a 1991.

Começou com o estabelecimento de grandes fábricas de automóveis e a reorganização da fábrica da AMO em Moscou no final dos anos 20 e início 30, comparando-o com o russo Detroit durante o primeiro plano de cinco anos, e continuou até a dissolução da União Soviética em 1991.

Mostramos para vocês com alguns dos carros e conceitos de corrida mais legais e estranhos que foram construídos na URSS.

Torpedo GAZ (1951)
Um motor de quatro cilindros com 105 hp a 4000 rpm. Velocidade máxima de 191 km / h.

GAZ TR Arrow (1954)
GAZ TR “Arrow”, com um motor a jato. A velocidade deste carro deve ser de cerca de 500 km / h, mas devido à falta de estradas e pneus de alta velocidade especialmente preparados, a velocidade máxima de acordo com o programa de chegada do teste não excedeu 300 km / h.

ZIS-112 (1951)
Em 1951, a montadora russa ZIS estreou seu primeiro Concept Car ZIS-112. O carro, conhecido como o Ciclope, foi projetado por Valentine Rostkov. O carro tinha um capota removível e era movido por um V-8 de 140 hp.

NAMI-050 “Belka” (“esquilo”) (1955)
No final dos anos 40, Yuri Dolmatovsky, irmão do poeta soviético Yevgeny Dolmatovsky, refletiu sobre os profissionais do design de carros. Foi seu envolvimento que levou desenvolver o NAMI-050, tornando-se a primeira minivan soviética de passageiros.

Moskvitch-C2 (1956)
Moskvich-G2. Um carro de corrida que quebrou recordes, projetado por I.A. Gladilin e I.I. Okunev, construído em 1956. O Moskvitch G2 estabeleceu três recordes de velocidade soviéticos em corridas de longa distância. Ele competiu no campeonato da URSS de 1959 e venceu na categoria de menos de 2500 cc. O Moskvitch G2 deixou de ser utilizado após 1960 e foi cancelado no final de 1963. Apenas dois foram construídos e ambos foram desmontados como peças de reposição.

VAZ-Porsche 2103 (1976)
Em 1975, o presidente da Porsche, Ernst Fuhrmann, reuniu-se com o ministro soviético da indústria automobilística, Viktor Polyakov, e concordou em uma parceria de três anos na qual a Porsche ajudaria a projetar Ladas. Este é o resultado com falha dessa associação. Chama-se VAZ-Porsche 2103 e foi planejado para ser um facelift para o Lada da época.

GAZ M-20 Pobeda Sport (1950)
Carro esportivo baseado no modelo de produção GAZ-20 “Pobeda”. Em 1951, três veículos foram equipados com escapamentos rotativos “Rutz”, dois carburadores substituídos por um. Com uma potência máxima que aumentou para 105 CV e uma velocidade de 190 km / h!

Pangolina (1980)
Outro projeto esportivo caseiro, desta vez a idéia do engenheiro Alexander Kulygin, que também produziu um veículo todo-o-terreno de seis rodas e um carro-conceito, ambos para o exército. O Pangolina foi construído em 1980 e com muito sucesso. Juntamente com seu criador, ele participou de várias competições de corrida soviéticas e até visitou a Exposição Internacional de Automóveis “EXPO 85” em Plovdiv, Bulgária. O carro foi usado em clipes pop soviéticos.

NAMI Okhta (1986)
O Okhta foi construído em 1986 no Laboratório de Protótipos Avançados de Veículos Leves de Leningrado pelo NAMI (Instituto Central de Pesquisa Automobilística). Este protótipo de carro tinha capacidade máxima para sete pessoas: a segunda e terceira fila de assentos eram removíveis, enquanto a parte da frente podia ser girada em 180 °. Uau!

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

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