• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

As ilustrações fantásticas de Shaun Tan

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Trabalhou no filme The Lost Thing, vencedor do Oscar de animação

Shaun Tan cresceu nos subúrbios do norte de Perth, na Austrália Ocidental.

Na escola, ele ficou conhecido como o ‘bom desenhista’, que em parte compensava ser sempre o garoto mais baixo de todas as classes. Formado pela Universidade de WA em 1995 com honras em Belas Artes e Literatura Inglesa, e atualmente trabalho como artista e autor em Melbourne.

Shaun começou a desenhar e pintar imagens para ficção científica e histórias de horror em revistas de pequeno porte quando adolescente, e desde então se tornou mais conhecido por livros ilustrados que tratam de assuntos sociais e históricos através de imagens oníricas.

Os Coelhos, A Árvore Vermelha, Contos do Subúrbio Exterior, Regras do Verão e o aclamado romance sem palavras The Arrival foram amplamente traduzidos e apreciados por leitores de todas as idades.

Shaun também trabalhou como designer de teatro, um artista conceitual de filmes de animação, incluindo WALL-E da Pixar, e dirigiu o curta-metragem vencedor do Oscar, The Lost Thing.

Em 2011, recebeu o premiado Astrid Lindgren Memorial Award, em homenagem a sua contribuição à literatura internacional infantil.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me