loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia
Arquitetura,Blog do Mesquita,Residências,Hong Kong,Design

Arquitetura – Hong Kong sábado, 12 de janeiro de 2019

Arquitetura,Blog do Mesquita,Residências,Hong Kong,Design

A tendência de micro-habitação decolou na última década e acabou de ser levada a outro nível. Ainda mais compactadas do que as casas feitas de contêineres, a Opod Tube House, desenvolvida pela empresa arquitetônica James Law Cybertecture, é feita com tubos de concreto reutilizados.

Isso mesmo: tubos de água de concreto reutilizados da construção civil, que medem pouco mais de 2,5 metros de diâmetro, estão sendo transformados, em Hong Kong, em moradias bastante confortáveis e superestilosas, que acomodam uma ou duas pessoas em cerca de 9,3 m².

O interior da casa é equipado com cômodos convencionais: uma sala de estar com banco que vira cama, uma minicozinha, um banheiro com chuveiro e bastante espaço para armazenar roupas e itens pessoais, levando em conta o tamanho da moradia.

De acordo com o arquiteto James Law, responsável pelo projeto, a inspiração por trás das minúsculas casas de tubos é praticidade: foi a forma que encontrou de oferecer moradia acessível a jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Embora as casas estejam longe de ser leves, pesando cerca de 22 toneladas, elas não exigem muito em termos de instalação e podem ser tranquilamente escoradas umas às outras, o que reduz custos. Law já sonha com comunidades inteiras de casas de tubo instaladas em espaços até então não aproveitados nas cidades – como becos e pontes.

Quer conhecer melhor a casa de tubo? Assista ao vídeo abaixo! Quem aí gostaria de morar numa dessas?

Compartilhe a informação:

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

# # # # #

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil