• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Arquitetura – Casa Compluvium

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fran Silvestre Arquitectos

Os gregos, os etruscos e os romanos usaram o complúvio em habitações aristocráticas para levar a água da chuva ao implúvio.

Esta abertura, que foi feita no centro do domus, foi inicialmente usada para desabafar a fumaça dos fogos feitos nas casas. Com o tempo, essa abertura continuou crescendo proporcionalmente, favorecendo a iluminação, a ventilação das salas e a captação de água realizada no implúvio.

Gostamos de pensar nesta casa localizada no centro de Madri como uma interpretação desse elemento, que também concede privacidade à casa dos prédios vizinhos.

Os quartos se abrem para o espaço interior, os espaços opostos permitem uma visão axial ao longo da trama. Com esse mecanismo, busca-se que a casa atenda à dualidade de ter uma espacialidade muito aberta e, simultaneamente, uma percepção limitada do espaço.

Este elemento permite ter um amplo espaço exterior cuja sombra evolui ao longo do dia. Dentro desta área, há um lençol d’água localizado no único ponto do local onde as vistas distantes escapam acima das casas vizinhas.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário