• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Arma dispara cápsulas que gravam criminoso com DNA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Olha o grande irmão aí gente! George Orwell acertou na previsão.

 Desenvolvida pela fabricante britânica Selectamark, a pistola e rifle SelectaDNA High Velocity System podem gravar uma sequência de DNA em um criminoso ou suspeito para facilitar sua identificação.

O DNA sintético é inserido em pequenas cápsulas de 1g, que são disparadas pelas armas a até 40 metros de distância.

Ao atingir o alvo, as cápsulas estouram e espalham o código genético pelo criminoso, facilitando a identificação e prisão posterior no caso de uma fuga. Segundo a empresa, as marcações podem permanecer em um indivíduo por semanas.

Em 2008, a SelectaDNA, divisão responsável pela tecnologia de marcação, apresentou o DNA Spray, que marcava um alvo com um jato de DNA sintético.

Um dos usos indicados, além das aplicações policiais, seria a proteção de patrimônios contra assaltantes e vândalos.

Ao contrário das tintas, normalmente utilizadas por bancos, o produto da SelectaDNA é invisível ao olho humano.
Por , de INFO Online

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário