Aplicativo para celulares ajuda dorminhocos em ônibus de Fortaleza

Apps facilitam a vida dos usuários de ônibus de Fortaleza

A tecnologia tem facilitado a vida de quem depende do transporte público coletivo de Fortaleza.

Os aplicativos Cochilo e Bus-K, disponíveis gratuitamente para celulares com sistema Android, são dois exemplos de que o complexo sistema de transporte tem inspirado os desenvolvedores de apps. Mais úteis, impossível.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita]

Cochilo

Criativo, no mínimo. Essa é a definição do ‘Cochilo’, um alarme para não deixar o passageiro dormir no ponto. Quem dormiu no ônibus sabe como isso é constrangedor.

O app funciona assim: você faz uma busca entre as linhas de ônibus e os pontos de parada, marca a localização que deseja descer e deixar que o alarme avise antecipadamente quando o celular se aproximar do destino desejado. O software também se integra ao Twitter para divulgar à rede de seguidores as opiniões referentes ao sistema de transporte.

O programa foi desenvolvido pela empresa  M2M Solutions, que promete ampliar os serviços do aplicativo para outras cidades do Brasil.

Bus-K

Um grupo de estudantes de engenharia da computação do IFCE  desenvolveu  o aplicativo Bus-K, que disponibiliza todas as linhas de ônibus de Fortaleza e seus pontos de parada catalogados. O app cruza as informações com o serviço de mapas do Google – é preciso estar com o GPS do aparelho ativado – e informa ao usuário onde pegar o ônibus. Se o usuário já estiver no trajeto, avisa quando o usuário está se aproximando da parada de destino.

O projeto fez com os desenvolvedores Marcus Vinicius Pimenta, Solon Alves, João Paulo da Silva e João Cícero Ferreira, resolvessem criar a startup de tecnologia Adapter Tecnologia, que faz parte da incubadora de empresas do IFCE em Fortaleza. Além do projeto que resultou no aplicativo Bus-K, o grupo também desenvolve outras aplicações ligadas a sistemas embarcados.

Mais

Além dos dois apps, uma iniciativa tem chamado atenção de quem anda de ônibus pela cidade de Fortaleza. Trata-se do projeto  “Parada Wi-Fi”,  fruto de uma parceria entre a rede de lojas Ibyte e a fabricante de processadores Intel, que  leva Internet Wi-Fi gratuita a paradas de ônibus. O jornal O POVO já publicou uma matéria sobre o tema.

Serviço

– Para realizar o download do Cochilo, clique aqui.

– Para realizar o download do Bus-K, clique aqui.

Por: Gustavo Vieira/O Povo On line 

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e designer gráfico e digital.

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me