Uruguai rejeita pedido de asilo de ex-presidente do Peru acusado de corrupção


Uruguay,Peru,Corrupção,Presidentes

Ex-presidente Alan García fez o pedido a Montevidéu alegando perseguição política – Flickr

Em coletiva de imprensa, o mandatário uruguaio anunciou que a negação do pedido foi embasada em considerações jurídicas e afirmou que o caso “não é perseguição política”

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, rejeitou nesta segunda-feira (03/12) o pedido de asilo político feito por Alan García, ex-presidente do Peru, acusado de receber propina da empreiteira Odebrecht.

García fez o pedido a Montevidéu alegando perseguição política e estava na embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado.


Você pode se interessar também sobre: Colapso da saúde na Venezuela pode gerar surto regional de doenças infecciosas


Em coletiva de imprensa, o mandatário uruguaio anunciou que a negação do pedido foi embasada em considerações jurídicas e afirmou que o caso “não é perseguição política”.

“No Peru funcionam de forma autônoma e livre os três poderes do Estado e especialmente o poder Judiciário que conduz as investigações de eventuais delitos econômicos do ex-presidente do Peru”, disse Vázquez.

Segundo a agência Efe, o embaixador do Uruguai no Peru, Carlos Barros, afirmou que “o Uruguai não concedeu o asilo ao ex-presidente Alan García, ele já saiu desta residência, todo o resto está por conta dos governos. Voltemos à paz”.

No sábado, García foi proibido de sair do Peru por determinação judicial pelo prazo de 18 meses.

Uma das investigações que pesam contra o ex-presidente é de que ele teria recebido 100 mil dólares da empreiteira Odebrecht, pagos como propina em troca da licitação para construção da Linha 1 do metrô de Lima.

Após o anúncio de Vázques, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, escreveu em sua conta no Twitter que ninguém possui privilégios no Peru e destacou que “nossa democracia garante a independência dos poderes”.

Segundo a agência de notícias peruana Andina, Vizcarra se comunicou com o presidente uruguaio e garantiu “a independência dos poderes” e a continuidade das investigações.

Postado na categoria: América Latina, Corrupção - Palavras chave: , , , , , ,

Leia também:

Bombardeiros estratégicos russos Tu-160 pousam na Venezuela
Bombardeiros estratégicos russos Tu-160 pousam na Venezuela

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o voo das aeronaves ocorreu em estrita conformidade com o Regulamento do Uso do Espaço Aéreo Internacional Dois bombardeiros de mísseis estratégicos...

December 13, 2018, 11:14 am
É Froidi - Drops & Picles
É Froidi - Drops & Picles

Da série "Meu ofício é incomodar" Cadê o Queiroz? Quem matou Mariele? Cadê o esfaqueador? Só chamando o Herculano Quintanilha Imagina você entrando nessa Catedral em Campinas e o padre...

December 12, 2018, 12:31 pm
Crise na Venezuela: Quais são os interesses da China no país latino-americano?
Crise na Venezuela: Quais são os interesses da China no país latino-americano?

A relação entre Xi e Maduro remonta à época de Chávez, quando o atual presidente venezuelano era titular da pasta de Relações Exteriores Mesmo a milhares de quilômetros de distância,...

March 9, 2019, 8:20 pm
Crise na Venezuela: o que dizem os soldados que desertaram nas fronteiras
Crise na Venezuela: o que dizem os soldados que desertaram nas fronteiras

A BBC News conversou com desertores venezuelanos que estão abrigados em uma igreja na Colômbia Os soldados que desertaram das forças armadas venezuelanas no sábado e cruzaram a fronteira para...

March 1, 2019, 11:00 am
Maduro reprime protesto da oposição na Venezuela
Maduro reprime protesto da oposição na Venezuela

Polícia reprime protesto e impede apoiadores de Guaidó de montar palanque Manifestação convocada pelo líder opositor, Juan Guaidó, foi dispersa com gás lacrimogêneo pela polícia em Caracas. União Europeia poderá...

March 10, 2019, 11:10 am
O que há por trás da briga de 8 países sul-americanos com a Amazon
O que há por trás da briga de 8 países sul-americanos com a Amazon

É um nome que evoca grandes proporções: a maior floresta tropical do mundo, uma empresa global de tecnologia e agora uma saga diplomática que está prestes a terminar. Após sete...

April 6, 2019, 12:00 pm