• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

População da Etiópia planta 350 milhões de árvores em apenas 12 horas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Objetivo é semear 4 bilhões de plantas nativas
No início dos anos 2000, a Etiópia só tinha 4% de cobertura florestak (Foto: G. Lerz/Pixabay)

Diante de tantas notícias desanimadoras sobre o desmatamento no Brasil, uma atitude do governo da Etiópia traz boas-novas. Por meio da campanha #GreenLegacy, a população local plantou nada menos do que 350 milhões de árvores – em apenas 12 horas.

Segundo a BBC, o projeto é parte das medidas do primeiro ministro Abiy Ahmed para compensar os efeitos do desmatamento no país e reduzir os danos causados pela seca.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a cobertura florestal na Etiópia no início do século 20 era de 35% – no começo dos anos 2000, caiu para 4%.

O movimento de plantar novas árvores acontece em diversas áreas do país, e o objetivo é semear um total de 4 bilhões de plantas nativas. As autoridades etíopes acreditam que conquistaram um novo recorde – o máximo de árvores plantadas em um dia até então foram 50 milhões, na Índia, em 2016.

De acordo com o jornal britânico, críticos de Abiy Ahmed, porém, dizem que o primeiro ministro está usando a campanha para desviar atenção dos conflitos étnicos que o país enfrenta.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário