• mqt_for@hotmail.com
  • Brasil

Emergência climática. 11 mil cientistas alertam para “sofrimento incalculável”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
As alterações climáticas já chegaram e estão a evoluir. A crise climática é mais grave do que se antecipava e ameaça ecossistemas naturais e o futuro da humanidade.

Emergência climática. 11 mil cientistas alertam para “sofrimento incalculável”Ativistas pelo clima continuam a fazer-se ouvir em todo o mundo. Foto: Ian Langsdon/EPA

Na carta, publicada esta terça-feira na revista “BioScience”, os cientistas afirmam que “as alterações climáticas já chegaram e estão a evoluir mais depressa do que muitos cientistas esperavam”.

“A crise climática é mais grave do que se antecipava e ameaça ecossistemas naturais e o futuro da humanidade. Para assegurar um futuro sustentável, temos de mudar a forma como vivemos e isso envolve grandes mudanças na forma como a sociedade global funciona e interage com os ecossistemas naturais”, lê-se na missiva.

A carta tem por base os dados científicos que foram estabelecidos pela primeira vez na Conferência Mundial do Clima em Genebra, 1979.

“Não obstante 40 anos de negociações globais ao mais alto nível, continuamos a viver como se nada fosse e não estamos a resolver esta crise”, diz William Ripple, professor de ecologia na Universidade de Oregon, que encabeça a carta.

Os especialistas dizem ter a obrigação moral de “avisar a humanidade para a ameaça catastrófica” que as alterações climáticas representam e “dizer as verdades”, afirmando “clara e inequivocamente que o planeta Terra está a enfrentar uma emergência climática”.

Na missiva, os cientistas lamentam ainda que as emissões de dióxido de carbono continuem a aumentar em todo o mundo e avisam que serão necessárias mudanças radicais nos estilos de vida para poder contrariar esta tendência.

José Mesquita

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, Usa. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me