Cinco mapas que mostram como a mineração impacta o meio ambiente


Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio Ambiente

Mineiro trabalhando na extração de pedras de onde será extraído o ouro. Foto: Bram Ebus

O cenário é de improviso e o processo, rudimentar. Por três meses, o repórter Bram Ebus, do InfoAmazonia, investigou o megaprojeto de mineração do presidente Nicolás Maduro na Venezuela, apresentado como saída para a crise econômica do país, depois da queda do petróleo agravar a inflação e desemprego.

O impacto social e ambiental do Arco Mineiro do Orinoco é imenso e atinge diversos povos indígenas que vivem na região. A explicação está no desmatamento e no uso do mercúrio, usado para separar o ouro de outros minerais da terra. Quanto mais rudimentar o processo de separação do ouro, maior o risco de contaminação do trabalhador e dos rios que abastecem a região.

A mineração artesanal, de pequena escala, virou um enorme problema ambiental e social impulsionada pela migração de milhares de trabalhadores para a área, a procura de um novo modo de vida. A radiografia desse deslocamento pode ser resumida em cinco mapas, que mostram o impacto da mineração no terceiro maior rio da América Latina, o rio Orinoco.


Você pode se interessar também sobre: A responsabilidade do Brasil no futuro do meio ambiente


Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio AmbienteO Arco Mineiro ocupa um território de 110 mil quilômetros quadrados, divididos em quatro áreas ricas em ouro, diamante, bauxita, ferro e coltan.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3A região já despertava grande interesse pela mineração. Com os poucos dados que o governo venezuelano abre sobre a área, é possível ver as reservas com atividade conhecida ou de exploração potencial. Clique nas áreas em azul para ver os detalhes de cada zona.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3O impacto é grande para povos indígenas e o Arco Mineiro sobrepõe diversas terras das 198 comunidades existentes. Estes são os territórios de ocupação tradicional na região.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3Locais de maior atividade mineira também sofrem com o desmatamento, que já era grande na região antes de o projeto ser anunciado pelo presidente Nicolás Maduro, em agosto de 2016. Especialistas esperam que o estímulo à mineração nestas zonas deve aumentar a destruição da floresta, o que já causa uma epidemia de malária nos locais devastados.

O impacto deve ser ainda maior porque a área está no Escudo das Guianas, uma região de solo arenoso e lar de 9.411 espécies de flora, das quais 2.136 são endêmicas – ou seja, ocorrem só nesta zona. Veja os limites do Escudo das Guianas.

Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio AmbienteOs mapas são parte da reportagem Explorando o Arco Mineiro, que foi publicada numa página especial do InfoAmazonia em português, espanhol e inglês. O conteúdo foi feito em parceria com o Correo del Caroní e apoio do Pulitzer Center on Crisis Reporting. Seus seis artigos incluem 50 fotos próprias, dez vídeos e seis mapas interativos. Clique aqui para acessar.
Por Daniele Bragança

Postado na categoria: Amazônia, Ambiente & Ecologia, Brasil, Desarmamento - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Startup usa celulares que iriam para o lixo para combater desmatamento nas florestas brasileiras
Startup usa celulares que iriam para o lixo para combater desmatamento nas florestas brasileiras

Novas funções, melhor resolução nas fotos. Com a tecnologia se desenvolvendo dia a dia, novos modelos de smartphones surgem a todo momento e, com isso, acabamos trocando de celular com uma frequência bem maior...

December 15, 2018, 1:39 pm
Sai extrativista, entra boi: a lei do mais forte em uma reserva extrativista de Rondônia
Sai extrativista, entra boi: a lei do mais forte em uma reserva extrativista de Rondônia

Extrativistas se locomovem pelos rios, enquanto invasores abriram estradas para escoar o gado. Foto: Marcio Isensee e Sá. Por Fernanda Wenzel (reportagem) e Marcio Isensee e Sá (fotos e vídeos)...

December 6, 2018, 10:18 am
Brasil e mais quatro países abrigam 70% do que resta de natureza intocada
Brasil e mais quatro países abrigam 70% do que resta de natureza intocada

Estudo aponta que ainda há áreas livres dos impactos humanos em apenas um quarto da Terra, grande parte delas concentradas em cinco países. Há um século, 83% do planeta ainda...

November 5, 2018, 1:40 pm
A responsabilidade do Brasil no futuro do meio ambiente
A responsabilidade do Brasil no futuro do meio ambiente

Agora que foi eleito presidente, exigimos de Jair Bolsonaro responsabilidade com a agenda socioambiental A Floresta Amazônica detém a maior biodiversidade do planeta e precisa ser protegidaA Floresta Amazônica detém...

December 10, 2018, 1:30 pm
Amazônia e Governo Bolsonaro
Amazônia e Governo Bolsonaro

Governo Bolsonaro: o que defende coordenador ambiental do time de transição Direito de imagem AGÊNCIA PARÁ Para o projeto da Terceira Via Amazônica, ganhar dinheiro com a floresta é a...

November 21, 2018, 10:23 am
O ambíguo saldo ambiental do Brasil

Do acúmulo de plásticos no oceano à preservação das florestas e à resposta ao desastre de Mariana: neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a DW Brasil fez um balanço mostrando...

October 21, 2018, 11:10 am