Cinco mapas que mostram como a mineração impacta o meio ambiente


Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio Ambiente

Mineiro trabalhando na extração de pedras de onde será extraído o ouro. Foto: Bram Ebus

O cenário é de improviso e o processo, rudimentar. Por três meses, o repórter Bram Ebus, do InfoAmazonia, investigou o megaprojeto de mineração do presidente Nicolás Maduro na Venezuela, apresentado como saída para a crise econômica do país, depois da queda do petróleo agravar a inflação e desemprego.

O impacto social e ambiental do Arco Mineiro do Orinoco é imenso e atinge diversos povos indígenas que vivem na região. A explicação está no desmatamento e no uso do mercúrio, usado para separar o ouro de outros minerais da terra. Quanto mais rudimentar o processo de separação do ouro, maior o risco de contaminação do trabalhador e dos rios que abastecem a região.

A mineração artesanal, de pequena escala, virou um enorme problema ambiental e social impulsionada pela migração de milhares de trabalhadores para a área, a procura de um novo modo de vida. A radiografia desse deslocamento pode ser resumida em cinco mapas, que mostram o impacto da mineração no terceiro maior rio da América Latina, o rio Orinoco.


Você pode se interessar também sobre: A responsabilidade do Brasil no futuro do meio ambiente


Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio AmbienteO Arco Mineiro ocupa um território de 110 mil quilômetros quadrados, divididos em quatro áreas ricas em ouro, diamante, bauxita, ferro e coltan.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3A região já despertava grande interesse pela mineração. Com os poucos dados que o governo venezuelano abre sobre a área, é possível ver as reservas com atividade conhecida ou de exploração potencial. Clique nas áreas em azul para ver os detalhes de cada zona.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3O impacto é grande para povos indígenas e o Arco Mineiro sobrepõe diversas terras das 198 comunidades existentes. Estes são os territórios de ocupação tradicional na região.

Desmatamento,Brasil,Mineração,Meio Ambiente,Poluição 3Locais de maior atividade mineira também sofrem com o desmatamento, que já era grande na região antes de o projeto ser anunciado pelo presidente Nicolás Maduro, em agosto de 2016. Especialistas esperam que o estímulo à mineração nestas zonas deve aumentar a destruição da floresta, o que já causa uma epidemia de malária nos locais devastados.

O impacto deve ser ainda maior porque a área está no Escudo das Guianas, uma região de solo arenoso e lar de 9.411 espécies de flora, das quais 2.136 são endêmicas – ou seja, ocorrem só nesta zona. Veja os limites do Escudo das Guianas.

Amazônia,Brasil,Desmatamento,Poluição,Mineração,Meio AmbienteOs mapas são parte da reportagem Explorando o Arco Mineiro, que foi publicada numa página especial do InfoAmazonia em português, espanhol e inglês. O conteúdo foi feito em parceria com o Correo del Caroní e apoio do Pulitzer Center on Crisis Reporting. Seus seis artigos incluem 50 fotos próprias, dez vídeos e seis mapas interativos. Clique aqui para acessar.
Por Daniele Bragança

Postado na categoria: Amazônia, Ambiente & Ecologia, Brasil, Desarmamento - Palavras chave: , , , , ,

Leia também:

Descobertos povoados de 10 mil anos na Amazônia
Descobertos povoados de 10 mil anos na Amazônia

Arqueólogos encontram restos mortais que indicam existência de comunidades estáveis na região amazônica da Bolívia muito antes do que o imaginado. Primeiras sociedades teriam iniciado processo de domesticação de plantas....

April 26, 2019, 12:31 pm
Bacia amazônica perdeu 295 mil Km² da sua cobertura vegetal
Bacia amazônica perdeu 295 mil Km² da sua cobertura vegetal

Acima, desmatamento na Reserva Biológica do Gurupi e das Terras Indígenas Caru e Alto Turiaçu, no Maranhão. Foto: Felipe Werneck/Ibama. A Bacia Amazônica, que abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia,...

March 28, 2019, 12:40 pm
Amazônia: Uma família se adaptando à catastrofe ambiental

Iñapari já foi difícil de alcançar, mas graças a uma nova rodovia que vai do Peru ao Brasil, ela está cada vez mais conectada ao mundo. FOTOGRAFIA DE DIEGO PEREZ...

October 3, 2018, 10:55 am
O futuro incerto da demarcação de terras indígenas
O futuro incerto da demarcação de terras indígenas

Território indígena no Norte do Brasil Atualmente, terras indígenas compõem 13% do território brasileiro Bolsonaro transferiu da Funai para o Ministério da Agricultura a tarefa de delimitar terras indígenas, e...

February 1, 2019, 12:10 pm
Bolsonaro e Garimpeiros: Amazônia em perigo
Bolsonaro e Garimpeiros: Amazônia em perigo

O passado garimpeiro de Bolsonaro e o perigo que essa paixão representa para a Amazônia Ilustração:Rodrigo Bento EM MOMENTOS DE folga, Jair Bolsonaro costuma estacionar perto de algum rio, arregaçar...

November 18, 2018, 10:48 am
Desmatamento cresce em 2019
Desmatamento cresce em 2019

Toras de madeira provenientes de plano de manejo florestal no pátio de uma unidade de conservação, em 2017, no Pará. Boletim do Imazon mostra aumento de 54% do desmatamento da...

March 12, 2019, 11:43 am