Amazônia. Senado amplia venda de terras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Brasil: da série “O tamanho do buraco”

Do O Globo

Ex-ministra Marina Silva tenta preservar áreas de floresta, mas é derrotada por líder governista

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PT) dividiu a base do governo no Senado, ontem, durante a votação da medida provisória que muda a Lei de Licitações para permitir a ampliação da venda direta de terras da União na Amazônia de 500 para 1.500 hectares. Com o apoio de senadores da oposição e da base, Marina tentou convencer o relator do projeto de conversão, o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), a aceitar emenda para excluir da venda sem licitação as áreas de floresta.

Sem sucesso. Jucá permaneceu irredutível, alegando que em Roraima, seu estado, há uma verdadeira conflagração por causa da dificuldade de regularização fundiária. Apesar do apoio do PSDB e da maioria do PT e de outros partidos a Marina, o projeto de conversão de Jucá foi aprovado, com a ajuda do DEM, por 37 votos a 23.

Marina disse que a MP não foi discutida com o Ministério do Meio Ambiente e pode provocar danos ambientais na Amazônia.

José Mesquita

José Mesquita

Nasceu em Fortaleza,Ce. Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em Administração, Ciências da Computação e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. É consultor em Direito Digital. Participou de mais de 250 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Design Gráfico, já criou mais de 35 marcas, logotipos, logomarcas, e de livrosa de arte para empresas no Brasil e Exterior Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. Foi diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo da Ecola de Aviação Civil do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association - NAPP, Usa. É membro da Academia Fortalezense de Letras e Membro Honorário da Academia Cearense de Letras. Autor de três livros de poesias - e outros quatro ainda inéditos; uma peça de teatro; contos e artigos diversos para jornais; apresentações e prefácios de publicações institucionais; catálogos e textos publicitários. Ministra cursos gratuítos de Arte e de Computação Básica para crianças e adolescentes em centros comunitários de comunidades carentes na periferia das cidades.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me