A arte anda de ônibus no Paraná

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ônibus, que ultimamente tem servido como suporte para publicidade — o que os publicitários gostam de chamar sofisticadamente de busdoor — é utilizado, também, como suporte para exposição de arte.

A novidade, não é tão novidade assim, pois no nordeste, a rede de farmácias Pague Menos, desde os anos 90 usa os caminhões da empresa para expor obras de artistas cearenses.

Artistas plásticos expõem trabalhos em ônibus no PR. São nove obras diferentes nos coletivos de Curitiba. Para artista, projeto torna arte ‘mais democrática’.

Do G1

Clique na imagem para ampliar
Arte - Pintura circula em ônibus coloridos no Paraná

Clique na imagem para ampliar
Ônibus coloridos circulam pela capital do Paraná
Foto: Luiz Cequinel/FCC

Vinte e quatro ônibus de Curitiba estão circulando com os trabalhos de artistas visuais da cidade, que foram selecionados pelo edital Arte Urbana – Transporte Coletivo, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Segundo a prefeitura, as imagens são exibidas por meio de plotagem na parte traseira dos veículos.

São nove obras diferentes. Para Fabrizio Andriani, autor de uma das peças, a proposta de expor trabalhos artísticos nos ônibus permite que o grande público também tenha acesso ao que os artistas querem mostrar. “Essa iniciativa torna a arte muito mais democrática”, diz. O artista garante que a resposta do público ao projeto é muito boa. “O público é amplo e heterogêneo, diferente daquele que freqüenta museus e galerias de arte.”

O artista plástico André Mendes, autor de outro painel, afirma que a arte exposta em um equipamento urbano muda completamente de significado. “A iniciativa permite que as pessoas se acostumem a observar a arte que está nas ruas e tirem proveito dessa experiência visual”, diz.

Os projetos receberam recursos do Fundo Municipal da Cultura. Como contrapartida social prevista no edital, os artistas ministrarão gratuitamente para a comunidade cursos, palestras e oficinas de artes visuais.

Fundo Municipal

O Fundo Municipal da Cultura (FMC) é um agente financiador de ações e programas culturais da prefeitura, com recursos garantidos por renúncia fiscal de até 1% da arrecadação anual de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O fundo é gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, em conjunto com uma comissão de representantes das classes artísticas. A estimativa é de que, neste ano, os investimentos do fundo alcancem R$ 7 milhões.

Com os editais do fundo, a administração municipal leva atrações para toda a cidade, como o edital Música nos Parques, que contrata músicos locais para shows nos parques, com entrada franca. Os editais também têm contrapartida social, com os artistas oferecendo cursos, palestras, oficinas ou shows direcionados a comunidades carentes.

José Mesquita

José Mesquita

Nasceu em Fortaleza,Ce. Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em Administração, Ciências da Computação e bacharel em Direito. Pós-graduado em Direito Constitucional. É consultor em Direito Digital. Participou de mais de 250 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Design Gráfico, já criou mais de 35 marcas, logotipos, logomarcas, e de livrosa de arte para empresas no Brasil e Exterior Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. Foi diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo da Ecola de Aviação Civil do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association - NAPP, Usa. É membro da Academia Fortalezense de Letras e Membro Honorário da Academia Cearense de Letras. Autor de três livros de poesias - e outros quatro ainda inéditos; uma peça de teatro; contos e artigos diversos para jornais; apresentações e prefácios de publicações institucionais; catálogos e textos publicitários. Ministra cursos gratuítos de Arte e de Computação Básica para crianças e adolescentes em centros comunitários de comunidades carentes na periferia das cidades.

Gostou? Deixe um comentário

José Mesquita

Pintor, escultor, gravador e “designer”.

Bacharel em administração e bacharelando em Direito.

Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior.

Mais artigos

Siga-me