Tópicos do dia – 16/01/2011


09:20:19
Adolescente inglês pode ser extraditado por pirataria na internet.
O jovem britânico Richard O´Dwyer, de 23 anos, será extraditado para os Estados Unidos, para ser julgado pelo crime de pirataria.

O´Dwyer é o criador do site TVShack, um diretório que oferecia links para diversos vídeos protegidos por direitos autorais.
De acordo com o jornal Daily Mirror, o juiz Quentin Purdy rejeitou os argumentos da defesa de O´Dwyer contra seu pedido de extradição.

Para o advogado do jovem, Ben Cooper, seu ato não é considerado crime na Grã-Bretanha. Cooper alegou também que O´Dwyer não recebera tratamento adequado nos Estados Unidos.

A Justiça americana alega que o jovem lucrou mais de 230 mil dólares em publicidade com o site desde dezembro de 2010. A pena prevista par o crime nos Estados Unidos pode chegar até dez anos.

A mãe de O´Dwyer declarou-se decepcionada com a decisão do magistrado inglês.


Você pode se interessar também sobre: Dicas da rede – Segurança – Virus Chinês.


09:37:21
Hamas incentiva hackers a declararem guerra eletrônica contra Israel
O movimento islâmico palestino Hamas pediu neste domingo aos hackers que aumentem seus ataques a sites oficiais, comerciais e financeiros de Israel, afirmou um porta-voz da organização em Gaza.
“O Hamas parabeniza as operações para invadir sites israelenses”, disse neste domingo em comunicado o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.
Os atos de pirataria eletrônica, que se multiplicaram recentemente, “são a abertura de um novo campo de resistência à ocupação e o início de uma guerra virtual contra Israel”, afirmou.
Zuhri pediu “aos povos palestino e árabe para continuarem com a guerra eletrônica e buscarem formas de estimulá-la e desenvolvê-la”.

12:06:46
A pirataria e o consumo do cinismo
A hipocrisia é impressionante. Moralistas, os conheço de variadas matizes, esbravejam contra a corrupção generalizada – o que é pertinente – mas, não abrem a boquirrota indignação contra a corrupção no varejo. O caso mais emblemático é em relação a compra, principalmente, de CDs e DVds piratas. Essas mesmas pessoas que imputam a culpa do esgarçamento social a todos, da Presidente da República ao síndico do prédio, são as mesmas que, cinicamente, justificam o crime de adquirir produtos piratas com a indecente justificativa “O povo brasileiro compra pirataria para fugir dos impostos”.
José Mesquita – Editor 

Pirataria e desigualdade social
Você compra cds, dvds e outros produtos da indústria da pirataria? Ôpa, privataria é outra história (para compreender a privataria, só comprando “o livro maldito”). Você compra ou não compra os “piratas”?

Se compra, acha que está adquirindo algo roubado ou você diferencia o que é “pirataria” do que é “roubo”?
O Informe 2011 do Latinobarômetro faz interessante relação entre democracia, justiça social e hábitos como o de comprar produtos “piratas”.

O estudo revela que 6 em cada 10 latinoamericanos reconhecem que ao longo dos anos seus países lograram assegurar liberdades de expressão, religião, escolha profissional e de participação na política (nos tornamos democráticos, afinal), mas que a falta de certas garantias sociais e econômicas ainda é um abismo. Como se sabe, a péssima distribuição de riquezas é o espinho que mais incomoda na caminhada do continente rumo a um melhor quadro de justiça social.

As desigualdades ferem a alma do povo desta América Mestiça: além da renda, a desigualdade entre homens e mulheres; entre brancos, negros e indígenas; a desigualdade de oportunidades.

A pesquisa – que pode ser lida em www.latinobarometro.org – aponta ainda que maior proteção ao meio ambiente e à propriedade privada são temas na agenda de inquietações do continente. Mas a preocupação maior do povo latino está na falta de proteção contra o crime e a deliquência (queixa maior do que a relacionada a desemprego).

É nesta realidade de desigualdade e no sentimento de injustiça que os analistas do Latinobarômetro encontram explicação para o farto negócio da “pirataria”: os cidadãos buscam recompensas através do que chamam “fraude social”. A compra de produtos “piratas” seria uma destas formas. As outras são evadir impostos, simular doença para faltar ao trabalho e comprar algo sabendo que trata-se de produto roubado.

A maior parte da população latina não crê que produtos piratas e produtos roubados sejam a mesma coisa, e tem muito mais tolerância para com a pirataria. Equador, Bolivia e Brasil são os países onde mais se aceita a pirataria. De toda forma, a pirataria seria uma espécie de “recompensa”, enquanto roubo é roubo.
Geraldinho Vieira/blog do Noblat/O Globo 


[ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Postado na categoria: Internet - Palavras chave: , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Google faz acordo com Viacom para manter anonimato no YouTube
Google faz acordo com Viacom para manter anonimato no YouTube

Justiça ordenou que empresa de buscas entregasse histórico de navegação dos usuários. Acordo permite cumprir o fornecimento de dados, mas sem a identificação dos internautas. Do G1, em São Paulo...

July 15, 2008, 3:25 pm
Facebook e a ética médica
Facebook e a ética médica

O quanto será aético um médico colocar fotos, digamos, não republicanas, em um perfil do Facebook? Isso irá comprometer a confiança dos pacientes no médico? Exceto compenetradas fotos e textos...

December 31, 2010, 10:05 am
Internet - Microsoft quer comprar Yahoo
Internet - Microsoft quer comprar Yahoo

Tio Bill, que entrou atrasado na era da Internet, vem continuamente procurando recuperar o tempo perdido. Além de voltar a área de projetos da "pequenamole" cada vez mais para os...

February 4, 2008, 9:50 am
Procura-se: homem, solteiro
Procura-se: homem, solteiro

Cada vez mais empresas usam anúncios direcionados para encontrar profissionais Direito de imagemGETTY IMAGES Como headhunters podem estar perseguindo você no Facebook [ad name="Retangulo - Anuncios - Duplo"]Há quatro meses,...

April 15, 2017, 10:20 am
Wikileaks 'entrega' caixa 2 de Zé Dirceu
Wikileaks 'entrega' caixa 2 de Zé Dirceu

Será que a quebra do sigilo fiscal do caseiro Francenildo também será confirmada pela Wikileaks, e colocará Antonio Palocci outra vez sob os holofotes? E o caixa dois dos demais...

December 20, 2010, 11:19 am
Internet - Negócios - Second Life.
Internet - Negócios - Second Life.

O Second Life e as empresas. Blog do Nelson Miller Os mais antenados aqui deste blog sabem que uma das novas manias do mundo da internet é o jogo Second...

April 29, 2007, 11:52 am