loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

A reserva estratégica de petróleo dos EUA guardada em cavernas – e que Trump quer vender segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Trump quer vender parte das reservas estratégicas para reduzir custo de manutenção  Nas últimas semanas, autoridades americanas deram a entender que, como parte das sanções ao governo de Nicolás Maduro, estava sendo cogitada a interrupção de importações de petróleo da Venezuela, o terceiro maior exportador de petróleo para os Estados Unidos.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] Seria uma reação à convocação, por Maduro, de uma eleição para compor uma Assembleia Constituinte na Venezuela, processo muito criticado por Washington e outros…

Temer e as Forças Armadas quarta-feira, 6 de julho de 2016

O governo, interino, Temer caso se torne efetivo, tem pela frente o enrosco que surgirá com os militares. A política econômica neoliberal adotada por Temer, certamente causará aumento da insegurança social. É só olhar o currículo dos manda-chuva da economia Tapuia. Henrique “Bank Boston” Meireles, Fazenda, e Ilan “Itau” Goldfajn, Banco Central, no comando da economia, preocupam a estabilidade política. As diretrizes da Segurança Nacional contam com uma razoável estabilidade social. [ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

Terrorismo no Brasil – Grupo do EI em português preocupa autoridades brasileiras sábado, 18 de junho de 2016

Segundo Abin, troca de mensagens em aplicativo já serviu para divulgar discurso traduzido de porta-voz dos extremistas. A menos de dois meses dos Jogos Olímpicos no Rio, “lobos solitários” são vistos como ameaça. A criação de um grupo em português do “Estado Islâmico” (EI) no aplicativo de mensagens instantâneas Telegram elevou a preocupação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre um risco de atentado terrorista no país, que sediará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto.[ad name=”Retangulo –…

Brasil compra 70 mísseis e bombas israelenses para armar o Gripen segunda-feira, 10 de agosto de 2015

G1 obtém informação pela Lei de Acesso; veja quais serão as armas. Compra fará país ter melhor força aérea da América Latina, diz especialista. A Força Aérea Brasileira pagará US$ 245.325 milhões (cerca de R$ 869 milhões) por 70 mísseis e bombas israelenses de alta tecnologia, e 14 unidades de sistemas táticos de captação de informações de reconhecimento para aeronaves, que serão empregados nos novos caças Gripen, de acordo com documentos obtidos pelo G1 através da Lei de Acesso à Informação….

Corrupção e soberania nacional sexta-feira, 31 de julho de 2015

“[…] é preciso estar atento e forte…” Caetano Veloso Ontem, em mais um episódio relacionado à Operação Lava Jato, foi decretada, pelo juiz Sérgio Moro, a prisão do vice-almirante da reserva Othon Luiz Pinheiro da Silva, pois, segundo um delator, ele teria se beneficiado pelo recebimento de propina. Esta prisão, ao contrário da maioria das anteriores, acende uma “luz amarela” que parece alertar que pode haver muito mais interesses envolvidos nessa mega-operação da Polícia Federal do que aqueles que supomos….

A estranha história do Almirante Othon, que dedicou a vida à soberania do Brasil quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Vice-Almirante Othon Pinheiro da Silva, mandado prender hoje por Sérgio Moro, é o mais legítimo sucessor do também Almirante Álvaro Alberto, que pôs em risco a própria carreira para desenvolver o conhecimento brasileiro sobre a energia nuclear e sua aplicação prática. Othon – como fizera Alberto em 1953, quando conseguiu o apoio de Getúlio Vargas para que o Brasil importasse secretamente centrífugas para enriquecimento de urânio, bloqueadas pelos EUA à última hora – também recorreu a expedientes bem pouco…

Espaço marítimo brasileiro é vulnerável sábado, 21 de março de 2015

A vulnerabilidade do mar brasileiro é, atualmente, o eixo da inquietação dos militares, embora não admitam o fato publicamente. No entanto, as Forças Armadas reconhecem, em apresentações internas, que a defesa dos espaços marítimos brasileiros, incluindo a área do pré-sal, é um desafio abissal. Segundo reportagem de Chico Otávio do jornal O GLOBO, além da conhecida defasagem tecnológica, cenários não afastam a possibilidade de questionamentos futuros sobre a soberania nacional nos campos mais remotos de exploração oceânica de petróleo. [ad#Retangulo…

Petróleo. O pré-sal e capacidade militar sábado, 12 de julho de 2014

A dimensão militar da pré-sal Em breve, o governo apresenta o novo marco regulatório para explorar a camada pré-sal sem ter estimulado o debate público sobre as graves implicações de o Brasil se transformar em um dos maiores produtores mundiais de óleo. A história prova que integrar o grande jogo mundial do petróleo gera repercussões geopolíticas, militares e financeiras globais. Porém, a informação de que petróleo e guerra necessariamente andam juntos está sendo escamoteada pelo discurso ufanista de que os…

Acidentes quase puseram em xeque projeto dos caças Gripen segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

História do Gripen teve até acidente diante de uma multidão em uma demonstração Há vinte anos, quando um dos primeiros protótipos do caça Gripen se despedaçou no centro da capital sueca diante de uma multidão atônita e desesperada, muitos questionaram a sabedoria da decisão política de empregar anos de pesquisas e milhões de coroas suecas no desenvolvimento de um caça nacional de última geração. [ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Mas a fórmula sueca acabaria por provar a eficácia do engenho doméstico:…

Gripem: Caça sueco é versátil mas tem menos capacidade ofensiva quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aeronáutica queria receber 100 aviões Gripen, mas governo deve comprar só 36 O caça sueco escolhido pelo Brasil para renovar a frota de sua Força Aérea é mais barato e versátil que as opções americana e francesa. Porém, carrega menos armas e terá que ser adaptado para cobrir as grandes distâncias de um país continental, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil. O Gripen, da fabricante Saab, é um avião menor que seus concorrentes F-18, da Boeing americana, e o Rafale,…

Espionagem: NSA coletou milhões de listas de contatos de e-mails pessoais segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vigilância e privacidade A agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em sua sigla em inglês) coletou milhões de listas de contatos de e-mails pessoais e mensagens instantâneas em todo o mundo – incluindo de americanos – em seu esforço para encontrar ligações com o terrorismo ou outra atividade criminal. As informações inéditas foram divulgadas nesta segunda-feira pelo jornal “Washington Post”. Vazados pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, os números foram confirmadas por oficiais de inteligência dos EUA. E-mails…

Pré-sal e segurança nacional. domingo, 29 de setembro de 2013

Com o mar de petróleo anunciado como existente na camada pré-sal, numa monumental extensão que vai do Espírito Santo à Santa Catarina, aumentam as preocupações quanto a proteção militar à essa riqueza. Especialistas defendem u plano operacional de negação do mar ao inimigo. Para isso o país teria de investir em submarinos de propulsão nuclear e, entre 2015 e 2020, trocar toda a atual frota de aviões-caça. [ad#Retangulo – Anuncios – Duplo]

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil