loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Violentando a natureza: Quando e por que a Igreja Católica passou a impor o celibato aos padres segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Não há nada que indique que a Igreja Católica vá rever a norma a curto prazo, mas o próprio papa Francisco já afirmou: o celibato clerical, ou seja, o voto que obriga os padres a permanecerem castos, não é um dogma de fé – e, sim, um regulamento da Igreja. Direito de imagemPASCOM/SÃO ROQUEHoje em dia o celibato é necessário para quem quer se tornar sacerdote na Igreja Católica Dogmas são coisas que a Igreja considera “verdades absolutas”: pontos fundamentais e indiscutíveis…

A ‘guerra civil’ na Igreja Católica que pode abalar pontificado do papa Francisco terça-feira, 4 de setembro de 2018

Mulher reza na Basílica de Santa Maria, em Roma; disputa entre alas da Igreja Católica extrapolou corredores do Vaticano para ser travada em público. Direito de imagemGETTY IMAGESUma guerra ideológica que há anos divide a Igreja Católica deixou os corredores do Vaticano nesta semana para ser travada em público. De um lado, estão o papa Francisco e aqueles que apoiam sua visão de uma Igreja mais liberal em relação a temas como divórcio e homossexualidade. De outro, conservadores que criticam essa tentativa…

O terço do papa e o que realmente importa domingo, 24 de junho de 2018

“Os fatos são o que menos importa nas grandes reportagens”. Com esta frase, escrita na medida para causar surpresa e instigar a leitura, Eugênio Bucci abria o texto da orelha do livro A arte da reportagem, uma coletânea organizada por Igor Fuser e publicada pela primeira vez em 1996. Na sequência, Bucci esclareceria: não estava rejeitando a objetividade e o respeito à verdade factual, mas assinalando que isto não era suficiente para se fazer jornalismo. “A questão, portanto” — prosseguia ele —, “não são…

Sem criação da Palestina, Israel viverá apartheid, diz rabino progressista no Brasil quinta-feira, 17 de maio de 2018

Para Nilton Bonder, da Congregação Judaica do Brasil, postergar resolução do conflito criará ‘situação insustentável’ para Estado judeu. A última erupção do conflito em Gaza, com a morte de dezenas de palestinos que protestavam contra a transferência da embaixada americana para Jerusalém, sinaliza a recusa das autoridades dos dois lados em resolver um impasse que se arrasta há décadas, diz à BBC Brasil o rabino Nilton Bonder, da Congregação Judaica do Brasil. Conforme a solução é postergada, Bonder afirma que…

A ação das Igrejas Evangélicas na formação da opinião pública sexta-feira, 4 de maio de 2018

Cazuza, nos anos 1980, muito bem formulou “eu vejo o futuro repetir o passado” e, de fato, nos últimos tempos é isso que temos visto, um passado temeroso que nos espreita, nos observa, esperando uma pequena distração para retornar. Deputados Sóstenes Cavalcante, Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. Foto: Agência Brasil  A política, de certa forma, pode ser vista de forma pendular, um pêndulo que ora está na extrema direita, ora descansa no centro, mas, infelizmente, ainda não chegou, de fato,…

Brasil: esquerda subestimou o poder dos evangélicos domingo, 1 de abril de 2018

‘Movimentos progressistas brasileiros subestimaram fenômeno evangélico’, diz jornalista francesa Reprodução – Lamia Oualalou já foi repórter especial de Opera Mundi e correspondente de jornais franceses como Le Figaro e Mediapart Lamia Oualalou já foi repórter especial de Opera Mundi e correspondente de jornais franceses como Le Figaro e Mediapart; para jornalista, multiplicação das igrejas evangélicas no Brasil sinaliza ‘ruptura’ Ela morou no Brasil durante 10 anos, entre 2007 e 2017, quando foi correspondente de diversos veículos de imprensa franceses, entre eles Le…

Giordano Bruno terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Quem foi Giordano Bruno, o místico ‘visionário’ queimado na fogueira há 418 anos Direito de imagemGETTY IMAGESO lugar em que Bruno foi queimado pela Inquisição, em Roma, tem hoje uma estátua em sua homenagem Há 418 anos, em 17 de fevereiro de 1600, uma quinta-feira ensolarada, Roma presenciou um espetáculo dantesco. Centenas de pessoas lotaram o Campo dei Fiori (Campo das Flores), uma praça no centro da cidade, para assistir à morte na fogueira de Giordano Bruno, por ordem da…

Reforma Protetstanto, igreja e Estado sábado, 10 de fevereiro de 2018

O domínio absoluto da burguesia sobre o controle do poder do Estado, e da economia, começou quando a reforma protestante – Luthero e Calvin – desmontou o poder da Igreja Católica, reduzindo a quase nada a dominação eclesiástica-religiosa, e da vida. Convém lembrar que à essa época; 1. O Alto Clero: Nobres compravam cargos Interesse econômicos se sobrepunham aos religiosos; 2. Baixo Clero: Analfabetos, despreparados – chegavam a celebrar a missa fingindo que falavam em latim – e vida desregrada;…

Arquitetura – Templos domingo, 10 de dezembro de 2017

Templo de Hathor, Dendara, Egito Gloucester Cathedral, England Catedral de St Isaac – S.Petesburgo,Rússia Church of Our Savior on the Spilled Blood St. Petersburg,Rússia Igreja de St. Matthias Church,Budapest Igreja de St.Anna’s Church Cracóvia,Polônia

Egito: a revolução religiosa do Faraó Aquenáton domingo, 23 de julho de 2017

O faraó que acabou com 2 mil deuses e instaurou o monoteísmo no Egito Casado com a famosa rainha Nefertiti, Aquenáton também era conhecido com Amenhotep IV Direito de imagemGETTY IMAGES Desde o início de seu reinado, o faraó Aquenáton e sua mulher Nefertiti decidiram desafiar todo o sistema religioso do Antigo Egito. Dispostos a sacudir as bases de sua sociedade, eles criaram ideias que levariam o império à beira do abismo.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] O casal começou a reinar…

O plano de futuro da Noruega: ser mais verde, mais digital e mais laica quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O país que se destaca pela forte indústria petroleira está reformando a legislação para se tornar uma sociedade mais conectada com o próximo século Vários carros elétricos carregam a bateria em uma rua do centro de Oslo.   A Noruega já está pensando no século XXII. O país escandinavo está implantando políticas que o colocam no limiar de uma era mais digital, mais laica e ainda mais verde. O Governo conservador de Erna Solberg começou o ano com três fortes objetivos:…

Vitória de Crivella no Rio, a ponta de lança do projeto político da Igreja Universal quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Influente membro da terceira igreja evangélica mais numerosa do Brasil governará a cidade-vitrine do país. O novo prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Foto:YASUYOSHI CHIBA AFP O Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do Brasil, sede dos últimos Jogos Olímpicos e do Carnaval mais famoso do mundo, acaba de eleger prefeito o líder evangélico Marcelo Crivella, de 59 anos. Sua vitória, com 59,37% dos votos decide uma eleição que levou ao segundo turno as duas faces do Brasil de hoje.[ad…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil