loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

Whatsapp e o tráfico de animais silvestres sexta-feira, 9 de novembro de 2018

300 GRUPOS DE WHATSAPP ESTÃO LIGADOS AO TRÁFICO DE ANIMAIS EM TODO O PAÍS Foto de Foto: Zanone Fraissat/Folhapress Facilidades para comprar celulares e acessar internet não param de ampliar o número de pessoas usando mídias sociais em todo o mundo, inclusive para cometer ilegalidades. No Brasil, cerca de 300 grupos de WhatsApp estão ligados à compra e venda de vida selvagem. Demos uma olhada na troca frenética de mensagens acompanhada em tempo real pela ong Rede Nacional de Combate ao…

Eleições 2018: WhatsApp; onde o crime compensa terça-feira, 30 de outubro de 2018

Foto de Silvia Isquierdo/AP 71% do eleitorado foi alcançado por boato contra a imprensa estimulado por deputada eleita, segundo pesquisa do Atlas Político. Ninguém pode lavar as mãos ante o “apocalipse de informações. Não há nenhuma surpresa no uso de desinformação em massa como arma política nas eleições brasileiras. É um esperado novo capítulo de um problema global, para a qual as negligentes autoridades brasileiras definitivamente não se prepararam. A situação ganhou proporções que a comissão da OEA (Organização dos Estados Americanos)…

Eleições 2018: WhatsApp e Fake News quarta-feira, 24 de outubro de 2018

   Image captionA BBC News Brasil testemunhou o veloz funcionamento de softwares que coletam dados de forma automatizada | Ilustração: Kako Abraham/BB Como telefones de usuários do Facebook foram usados por campanhas em ‘disparos em massa’ no WhatsApp Para alcançar mais eleitores, campanhas políticas obtiveram neste ano programas capazes de coletar os números de telefones de milhares de brasileiros no Facebook e usá-los para criar grupos e enviar mensagens em massa automaticamente no WhatsApp. Esse tipo de ferramenta custa até R$ 1.300 e é…

Por que o WhatsApp bloqueou filho de Bolsonaro domingo, 21 de outubro de 2018

Direito de imagemLEOPATRIZI / GETTY IMAGESAplicativo de mensagens está no centro do debate na campanha eleitoral deste ano no Brasil A conta do senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL) – filho do candidato presidencial Jair Bolsonaro, do mesmo partido – no WhatsApp foi banida por “comportamento de spam”, segundo um porta-voz do escritório da empresa em São Paulo ouvido pela BBC News Brasil nesta sexta-feira. Na quinta-feira, um executivo da sede do WhatsApp na Califórnia informou à BBC News Brasil que…

A tragicomédia das mentiras que moldam as eleições no WhatsApp domingo, 21 de outubro de 2018

GIL ALESSI  El País De mamadeira com bico de pênis distribuídas em creche a seguranças cubanos: grupos de checagem se veem obrigados a desmentir as mais esdrúxulas notícias falsas nas eleições Nestas eleições, a verdade (e os memes) são algumas das primeiras vítimas das fake news. Com o país dividido em meio a uma das campanhas mais polarizadas da história recente, as notícias falsas se espalham como fogo em palha seca nas redes sociais e no Whatsapp. Este conteúdo falso que circula…

WhatsApp, um fator de distorção que espalha mentiras e atordoa até o TSE sábado, 20 de outubro de 2018

Duas seguidoras de Bolsonaro fotografam-se junto a uma figura de cartão do candidato ultraderechista.A. M. REUTERS O aplicativo se tornou um terreno fértil para as notícias falsas. 120 milhões de brasileiros utilizam-no diariamente e 66% deles consome e compartilha informação política na rede social O WhatsApp é a marca perturbadora da eleição brasileira de 2018. Em um país com 147 milhões de eleitores, 120 milhões de pessoas utilizam o aplicativo de mensagens diariamente e 90% o fazem mais de 30 vezes por…

“Os dados que você entrega acabarão por estrangulá-lo no sistema” quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ranga Yogeshwar durante a conferência que ofereceu em Berlim, em 2 de maio, dentro do festival Re:publica BRITTA PEDERSEN DPA Ranga Yogeshwar, conhecido divulgador na Alemanha, alerta para a falta de controle político e moral sobre muitas inovações da era digital  Ranga Yogeshwar (Luxemburgo, 1959) é uma espécie de canário na mina, capaz de analisar e alertar para os desafios que as inovações nos proporcionam. Ele pensa que, no campo da inteligência artificial, inovamos sem sermos capazes de compreender os sistemas que criamos…

Guerra Híbrida: Qual o verdadeiro peso das notícias falsas? sábado, 13 de outubro de 2018

Estima-se que, durante as eleições americanas, informações mentirosas tiveram mais de 8 milhões de compartilhamentos no Facebook. Especialista afirma que fenômeno pode, sim, influenciar a opinião pública. Desde a surpreendente vitória de Donald Trump nas eleições para a Casa Branca, a atenção da mídia se voltou para o fenômeno das notícias falsas, numa tentativa de entender o seu impacto no processo eleitoral americano. No Facebook, entre agosto e 8 de novembro, data da eleição americana, as “fake news” ganharam mais…

Como monopólio de conversa política por minoria amplifica notícias falsas no WhatsApp domingo, 7 de outubro de 2018

  Direito de imagemGETTY IMAGES Estudo inédito aponta que grupo pequeno monopoliza conversas em grupos de WhatsApp As conversas em grupos sobre política de WhatsApp no Brasil funcionam assim: 10% falam e a maioria – 90% – apenas lê as mensagens ou participa muito pouco. Essa é a conclusão de um estudo feito por pesquisadores da PUC Minas e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que investigou grupos públicos de WhatsApp no Brasil. Eles analisaram 273,468 mensagens de quase 7 mil usuários…

Para mandar no grupo da família: um guia de como checar se uma notícia é falsa sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Você abre seu celular e recebe uma notícia encaminhada por um amigo ou parente. Direito de imagemKAKO ABRAHAM/BBC  Ela confirma completamente suas convicções ou então causa muita surpresa ou repulsa? Segundo especialistas, este apelo às emoções mais imediatas é uma das características principais do conteúdo falso. A disseminação de notícias falsas com o objetivo de manipular a opinião pública preocupa ainda mais com a proximidade das eleições brasileiras. Dá um pouco de trabalho checar a veracidade de um conteúdo, mas vale a…

Vale tudo na busca de uma ‘chuva de likes’ domingo, 9 de setembro de 2018

Uma foto do café da manhã, da parede colorida ou do hambúrguer gourmet. Quem nunca publicou suas experiências na internet que atire a primeira pedra. Os “instagrammers” – aqueles que não resistem a compartilhar um belo clique na rede social – estão por toda parte e confessam: já escolhem onde ir pela “chuva de likes” que podem receber. Sintoma desse novo modo de viver, uma exposição em São Paulo resolveu facilitar. Por lá, nada de proibir tirar fotos. Pelo contrário:…

SE ALGUÉM TE MANDAR UM ARQUIVO ‘.EXE’ DO BOLSONARO, NÃO ABRA domingo, 26 de agosto de 2018

Arquivo do Bz irá transformar você em um robô   O objetivo do Bolsocop – que parece uma alusão ao Robocop, o policial humanóide –, segundo seu anúncio oficial, é criar um “exército de robôs” para combater as fake news relacionadas ao candidato. E ainda torce: “Imagine quantos milhões de pessoas podemos alcançar por dia? Podemos eleger Bolsonaro no primeiro turno”. Acontece que o Bolsocop viola a Lei das Eleições, que proíbe o uso de perfis falsos e robôs nas redes…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil