loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

MBL é o maior difusor de notícias falsas, conclui pesquisa da USP sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MBL – Uma produtora de Fake News Um levantamento feito pela Associação dos Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo (AEPPSP), com base em critérios de um grupo de estudo da Universidade de São Paulo (USP), identificou os maiores sites de notícias do Brasil que disseminam informações falsas, não-checadas ou boatos pela internet, as chamadas notícias de “pós-verdades”.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] O estudou da AEPPSP utilizou os critérios do “Monitor do Debate Político no Meio Digital” – criado por…

A fixação dos “Likes” e a sustentabilidade da notícia digital domingo, 29 de janeiro de 2017

A solidão deixou de ser problema. Por Taís Teixeira¹ Os relacionamentos afetivos na era das redes sociais mudam a concepção romântica que reduzia a felicidade a uma necessidade intransigente de ter alguém presente o tempo todo. O tempo sozinho passa a ser valorizado e ganha a companhia das redes sociais, que tornam suportável a distância física pelo envolvimento/entretenimento ativo que proporcionam às pessoas.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] Nesse contexto em vias de transformação contínua, a produção de conteúdo assume…

A pós verdade e o jornalismo domingo, 16 de outubro de 2016

Apertem os cintos: estamos entrando na era da pós-verdade. Pós verdade parece mais uma expressão de impacto para chamar a atenção de um público saturado de informações e inclinado para a alienação noticiosa. Mas o fato é que estamos diante de um fenômeno que já começou a mudar nossos comportamentos e valores em relação aos conceitos tradicionais de verdade, mentira, honestidade e desonestidade , credibilidade e dúvida.[ad name=”Retangulo – Anuncios – Duplo”] As evidências desta nova era estão nas manchetes…

Não há notícia sem conhecimento segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A afirmação é do professor dinamarquês Teun van Dijk, que ficou mundialmente conhecido por suas pesquisas sobre a relação entre notícia, conhecimento e psicologia. Para ele, a qualidade da notícia está ligada ao conhecimento do jornalista sobre o tema abordado e ao contexto psicológico onde a matéria foi investigada e redigida. A observação cai como uma luva para entender a natureza da cobertura da nossa imprensa sobre a situação atual do país. A qualidade das notícias publicadas em jornais, revistas,…

Imprensa Golpista: Qualquer inocente pode ser vítima quinta-feira, 13 de junho de 2013

A série “Imprensa Golpista” continua para mostrar que ninguém está imune a erros cometidos com ou sem motivação. Como já foi dito, pode haver apenas uma preferência do jornalista embutida, incompetência, preguiça, uma série de fatores ou apenas pressa. A reportagem analisada abaixo  é um caso a ser estudado e tem o título “Aumento de R$ 0,20 na passagem obriga paulistanos de baixa renda a pular refeições“ Vamos ao primeiro destaque, já no início da reportagem: Reportagem estranha repercutindo… “Aqueles…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil