loader
Arte | Poesia | Literatura | Humor | Tecnologia da Informação | Design | Publicidade | Fotografia

4 ideias de Karl Marx que seguem vivas apesar do fracasso da URSS e do comunismo quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Karl Marx, o ideólogo da Revolução Russa, cujo centenário é marcado nesta terça-feira, é relevante hoje em dia?  Estátua de Marx em Moscou; pensador alemão teve papel de peso em história do país – Direito de imagem FOTO FRED ADLER/BBC Karl Marx, o ideólogo da Revolução Russa, cujo centenário é marcado nesta terça-feira, dia 7 de novembro, é relevante hoje em dia? Ainda que o filósofo alemão tenha vivido e trabalhado no século 19, uma época bem diferente da nossa, é indiscutível…

Muita atenção para o embate entre Thomas Piketty e Yanis Varoufakis domingo, 22 de fevereiro de 2015

É raro economistas de esquerda serem ouvidos pela grande mídia, mas dois deles conseguiram essa façanha nos últimos meses e ambos estão entrando em rota de colisão. Varoufakis vs. Piketty: um embate para prestar atenção. Thomas Piketty e Yanis Varoufakis É raro economistas de esquerda serem ouvidos pela mídia, quanto mais levados a sério, mas dois deles conseguiram essa façanha nos últimos meses: o francês Thomas Piketty, autor de O Capital no Século XXI e o grego Yanis Varoufakis, novo…

Eleições 2012: os milagreiros de Fortaleza e a Barca de Caronte segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estamos mesmo, os Tupiniquins, na barca de Caronte. Vou me segurando no Frontal. Até quando não sei. O senhor Roberto Cláudio está prometendo fazer 80 creches, o que dá 20 creches por ano, ou uma a cada 17/18 dias em média. Solicito aos amigos engenheiros, homens versados nos saberes técnicos das edificações e no conhecimento das burocráticas entranhas do serviço público, que me expliquem se isso é tecnicamente viável e administrativamente possível.[ad#Retangulo – Anuncios – Direita] Já o senhor Elmano…

Marx se revira na tumba terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A utopia matou o rato Os capitalistas aprenderam a lição e viram que seria melhor perder alguns anéis do que todos os dedos. Karl Marx certamente morreria de vergonha se ainda estivesse vivo para ver em que se transformou, na Coreia do Norte, o sonho da sociedade igualitária e fraterna que ele concebeu. Revoltado com a selvageria do capitalismo de sua época, quando o trabalhador não gozava de qualquer direito, concebeu uma sociedade que, em vez do domínio da burguesia,…

Hobsbawm, o profeta de Marx segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O marxismo é a chave para o entendimento e eventual superação do capitalismo, avalia historiador. Não há nenhum deus além de Karl Marx, e Eric Hobsbawm é seu profeta. Maior historiador marxista ainda em atividade, aos 94 anos, o inglês Hobsbawm dedica sua última obra – Como Mudar o Mundo – Marx e o Marxismo – a mostrar que o filósofo alemão, tido como soterrado pelos escombros do Muro de Berlim, continua a ser a chave para o entendimento do…

Tópicos do dia – 16/12/2011 sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

08:29:15 ABI e o ano Marighella A Associação Brasileira de Imprensa vai propor que 2012 seja o Ano Marighella. Ano Marighella? Jura? Né gozação não? Ou falta do que fazer? 08:50:05 Alemanha controla a Europa. De novo! Ah!, a história. Aquilo que Hitler não consegui, Ângela Merkell tirou de letra! Saiu o marco, entrou o euro. Goela abaixo dos países europeus. Sem um tiro, SS ou Wehrmacht. Os catatônico países do Velho Continente estão novamente de quatro ante às determinações e aos recursos…

Marx – Frase do dia quarta-feira, 14 de setembro de 2011

“O que distingue uma época econômica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir” Karl Marx

Karl Marx era melhor que Nostradamus quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Que centúrias que nada! Nostradamus, Mãe Dinah, Irmã Jurema, Pai Ambrósio, como videntes e advinhos, não dão nem pro começo diante do velho, e sempre atual, Karl Marx. Olha só o que o barbudo alemão escreveu em 1867 no célebre “O Capital”: “Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que…

Karl Marx passeia em Wall Street; EUA cogitam de estatizar bancos quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Da série: “só dói quando eu rio”! É provável que a esta altura da jogatina das Bolsas de Valores, dois personagens históricos tenham motivos para agitarem-se nas tumbas onde repousam a séculos. O pai do liberalismo, John Locke, de raiva, enquanto o velho Marx deve estar dando gargalhadas na tumba. Os insuperáveis neo-liberais, transformaram a economia mundial em um grande cassino. Agora, quando a vaca já foi prá lá do brejo, pretendem salvar os fundilhos, e as próprias fortunas, usando…

© Copyright 2018 Blog do Mesquita - Direitos Reservados. | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | MBrasil